ArtigosDicasGravidez

Alimentação Saudável Para Gestante

Alimentação Saudável Para Gestante é uma forma de ter um bebê forte e também saudável durante a vida, por isso selecionamos os pilares para chegar na sua melhor combinação de alimentos durante a gravidez.

A nutrição da futura mãe é essencial para uma gravidez saudável. A gestação é um estágio com necessidades nutricionais especiais que a mãe deve atender por meio de uma dieta equilibrada. Saiba como ter uma alimentação saudável na gravidez, aqui neste artigo.

Dicas de Alimentação Saudável Para Gestante

A quantidade de alimentos, como prepará-los, os mais indicados e os que devem ser evitados, são algumas das recomendações que toda mulher deve se atentar para saúde de sua gestação.

Confira a seguir como ter uma alimentação saudável na gravidez:

1) Não se trata de quantidade, mas de qualidade

Estar grávida não significa que você precise comer por dois. A ingestão calórica recomendada durante a gravidez é de cerca de 2.000 calorias por dia. 40% da dieta deve ser composta de cereais, pão e macarrão, de preferência integral.

Pelo menos quatro porções diárias de frutas e legumes. Duas a três porções diárias de proteína e duas a três porções de leite desnatado.

No primeiro trimestre, não há necessidade de calorias extras. É somente a partir do segundo trimestre que as calorias precisam aumentar, mas muito pouco, cerca de 300 calorias a mais por dia. Portanto, isso não justifica excesso de doces e alimentos não saudáveis. Nem é hora de restringir calorias.

Com uma dieta equilibrada, o corpo receberá a quantidade de energia necessária para o bebê se desenvolver adequadamente. O importante é consumir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas como ácido fólico, ferro, cálcio e iodo, mas não em gorduras.

2) Coma várias porções por dia

É preferível consumir pequenas porções várias vezes ao dia para promover a digestão e combater o peso e doenças gestacionais como a diabete e pré-eclampsia. Em vez de ingerir grandes quantidades, faça mais refeições durante o dia e mastigue bem os alimentos.

Escolha lanches saudáveis como frutas ou laticínios, para comer durante o dia entre o café da manhã e o almoço ou entre o lanche e o jantar, estendendo-se de quatro a seis refeições diárias.

3) Nutrientes essenciais

É necessário que a gestante ingira alguns nutrientes essenciais para o correto desenvolvimento do bebê. Você não pode perder cálcio, para o desenvolvimento ósseo adequado, ferro, para a formação de glóbulos vermelhos, ácido fólico para prevenir defeitos congênitos, iodo e ômega 3, para melhor desenvolvimento cerebral e cognitivo.

Todos esses nutrientes podem ser alcançados através de nutrição adequada, mas a realidade mostra que muitas vezes a ingestão desses nutrientes não é suficiente, portanto, suplementos nutricionais são recomendados para cobrir possíveis deficiências.

4) Mantenha-se hidratada

O consumo de água é muito importante na gravidez, assim como outros líquidos, para manter a hidratação adequada. Facilita a digestão, a eliminação de toxinas e ajuda a aliviar os principais desconfortos da gravidez, como dor de cabeça, constipação e, ao contrário do que se pensa, retenção de líquidos.

5) Alimentos que não podem faltar na dieta da gestante

Devemos priorizar alimentos de origem vegetal. É por isso que pode haver pelo menos cinco pedaços de frutas e legumes.

São essenciais para a sua contribuição em vitaminas e minerais, especialmente vegetais de folhas verdes (alface, espinafre, acelga) e frutas como a laranja, que são alguns dos alimentos ricos em ácido fólico e outros ricos em vitamina C que contribuem para Melhor absorção de ferro.

Carne, peixe, lacticínios, vegetais e nozes – alimentos ricos em cálcio, ácido graxos essenciais, incluindo ômega – 3 e ferro.

Considerações Finais

Com essas dicas de alimentação saudável na gravidez você garantirá o bem estar, desenvolvimento e saúde do seu bebê, além de evitar doenças gestacionais e possíveis complicações no parto.

Garanta uma vida saudável para o seu bebê, adquira o seu cartão Atacadão e não perca a chance de comprar os alimentos de sua dieta de uma forma simples e com preços especiais nas lojas da marca. Veja neste site tudo sobre o cartão Atacadão.

 

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo