ArtigosBebê

Bebê Pode Tomar Chá de Camomila?

Uma bebida natural e saudável que faz muito bem ao organismo. Porém, é preciso ter atenção na hora de oferecê-la ao bebê

Até completarem um ano de idade, é comum os bebês chorarem bastante e terem dificuldade para dormir a noite toda. Sendo assim, muitos pais recorrem ao uso dos chás, principalmente o de chá camomila, para acalmar os pequenos. Porém, será que bebê pode tomar chá de camomila, de fato?

Ao longo do texto, vamos explicar de forma detalhada essa questão. Afinal de contas, o organismo dos bebês é extremamente sensível nessa idade. Então, você precisa ter cuidado redobrado com a saúde dos mesmos. Siga acompanhando!

Será que o seu bebê pode tomar chá de camomila?

Bem, a resposta para esta pergunta é sim e não. Parece confuso, certo? No entanto, tudo fica mais simples quando entendemos o processo de crescimento dos bebês.

Até os seis meses de vida, o sistema imunológico deles ainda está em formação. Sendo assim, possuem maiores riscos de desenvolver alergias, intolerâncias ou outros problemas do gênero.

Por conta disso, devem se alimentar apenas do leite materno durante tal período. Então, qualquer tipo de chá, incluindo o de camomila deve ser evitado.

Além do mais, inserir outros líquidos na dieta dos pequenos pode causar a diluição do leite, fazendo com que o mesmo perca nutrientes. Desse modo, o correto é esperar até os seis meses para ampliar o leque de alimentos e bebidas ofertado.

As propriedades da camomila

O chá de camomila possui diversos benefícios medicinais. Entre eles, podemos citar:

  • combate à ansiedade e à insônia;
  • melhora do processo digestivo e alívio das cólicas;
  • combate a resfriados e inflamações nasais;
  • evita a diarreia.

Já sei quando o bebê pode tomar chá de camomila, mas como fazer essa introdução?

Como explicamos, a camomila é uma planta muito boa para o organismo, principalmente quando consumida na forma de chá. E, no caso dos bebês, a bebida pode ser oferecida depois dos seis meses de nascimento.

No entanto, nada de querer que seu filho tome a quantidade equivalente a uma xícara de chá. Essa introdução precisa ser feita aos poucos, levando em conta também o tamanho do estômago da criança, que é bem pequeno.

Assim, o ideal é dar apenas alguns mls do chá de camomila por dia, especialmente no horário noturno. Para isso, prepare a infusão normalmente e deixe amornar bastante.

Não coloque açúcar nem nenhum outro ingrediente no líquido. Depois, oferte ao bebê e deixe-o consumir em seu próprio ritmo.

Quais os outros chás que bebê pode tomar?

Além da camomila, você pode oferecer chás variados ao seu filho (sempre depois dos seis meses). Algumas boas opções são:

  • erva-doce: é ideal para combater cólicas e gases;
  • erva-cidreira: também possui propriedades calmantes e ainda ajuda a controlar as cólicas;
  • hortelã: é ótimo para combater gripes e resfriados;
  • capim-santo: melhora o funcionamento do intestino.

Esperamos que o texto de hoje tenha ajudado a esclarecer suas principais dúvidas sobre o consumo de chá de camomila pelas bebês. Como deu para notar, eles podem sim consumir a bebida, no entanto precisam ter a idade certa para isso.

Então, nada de oferecer uma chá para seu filho recém-nascido. Isso pode prejudicá-lo ao invés de melhorar a sua dele.

Você gostou do nosso post? Compartilhe-o nas redes sociais e transmita conhecimento para outras pessoas.

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo