ArtigosDicas

Porque Bebês Devem Andar Descalços Quando Aprendem Andar?

Especialistas dizem que os bebês devem andar descalços enquanto aprendem a andar

Especialistas dizem que os bebês devem andar descalços enquanto aprendem a andar. Mas saiba por qual motivo eles fazem esta recomendação.

Um dos itens mais fofos do enxoval de bebê são os sapatinhos de bebê pequenininhos. Sem dúvida é uma delícia ganhar e até comprar essas fofuras para seu bebê.

Mas é importante os pais saberem que por mais fofos que sejam, os sapatos modernos para bebês podem realmente interferir no desenvolvimento da criança, principalmente, na fase em que estão aprendendo a andar.

Andar descalço em casa, pelo menos por um tempo todos os dias, pode ajudar as crianças a melhorar o equilíbrio e a postura corporal.

Sono do Bebê

Porque Bebês Devem Andar Descalços Quando Aprendem Andar?

Às vezes, assim que os bebês nascem, eles recebem sapatos ou outros tipos de calçados para protegê-los de objetos pontiagudos, germes, sujeira e outras ameaças externas.

Embora essas sejam todas as razões válidas para fornecer calçados a seus filhos, também pode ser contraproducente, pois os impede de passar o tempo com os pés descalços.

Os pais costumam fazer seus filhos usarem sapatos o tempo todo, porque desconhecem os múltiplos benefícios que o andar descalço proporciona. Atualmente, as crianças têm sapatos para atividades ao ar livre e para quando estão em casa.

Lembre-se de que, até os 9 meses de idade, as crianças têm maior sensibilidade nas solas dos pés do que nas palmas das mãos. Andar descalço serve para fornecer estimulação tátil e também promove o desenvolvimento neurológico.

Andar descalço estimula o desenvolvimento do seu filho

O pé humano é uma estrutura mecânica complexa composta por 26 ossos, 33 articulações e mais de 100 músculos, ligamentos e tendões.

Para uma criança, apenas aprender a andar (ou até rolar, brincar e engatinhar) pode afetar a maneira como usam os músculos e os ossos dos pés.

Este é um dos motivos mais importantes do porque os Bebês devem andar descalços desde pequenos.

Como os sapatos infantis podem afetar os pés em crescimento e aprender a andar?

Os primeiros meses e anos são um período de rápido crescimento nas crianças. Em média, no primeiro ano de vida, os bebês podem triplicar seu peso.

Juntamente com o crescimento rápido, o desenvolvimento do cérebro e o desenvolvimento motor progridem rapidamente.

Em apenas um ano, muitas crianças aprendem a rolar, sentar, engatinhar, ficar em pé e até andar.

Acontece que os bebês aprendem a usar melhor o corpo quando não há objetos que interfiram no processo.

Para bebês que estão aprendendo a se mover e, principalmente, a andar, usar sapatos pode afetar os músculos que eles usam para fazê-lo. Também pode interferir no seu desenvolvimento cerebral.

Andar descalço ajuda a desenvolver músculos e ligamentos dos pés e fortalecer o arco do mesmo.

Quando as crianças andam descalças, isso também ajuda a melhorar sua propriocepção (sua consciência de sua posição em relação ao espaço ao seu redor), o que é extremamente benéfico para o desenvolvimento motor. Sapatos também podem afetar a postura; andar descalço contribui para uma boa postura.

Os sapatos realmente têm impacto no desenvolvimento de uma criança?

A maioria das crianças nas culturas ocidentais modernizadas passa bastante tempo usando sapatos, então não pode ser tão ruim, certo?

Certamente, a maioria dos adultos de hoje passou bastante tempo da sua infância usando sapatos. Eles costumavam ser sapatos brancos resistentes que as mães acreditavam ajudar a dar apoio enquanto a criança aprendia a andar.

No cenário atual, quantos adultos lidam com dores nos pés regularmente? E a má postura? Dor nas costas? Lesões esportivas?

Em nossa cultura, os sapatos são um item necessário na vida moderna. Andar descalço em lojas movimentadas, no parquinho ou nos corredores da escola pode representar um risco de lesão. Mas é possível que, na tentativa de proteger nossos pés, tenhamos criado mais problemas a longo prazo.

Se os bebês aprendem a andar apenas com sapatos, eles têm a oportunidade de aprender a andar em seu estado mais natural? Para usar os músculos apropriados sem interferência?

Os pezinhos recém-nascidos fofos que todos amamos não são simplesmente versões em miniatura de nossos pés adultos. O pé de um recém-nascido contém principalmente cartilagem e 22 ossos parcialmente desenvolvidos que, com o tempo, ossificam para se tornar os 26 ossos do pé humano adulto.

E esse processo não está completo até o final da adolescência. Isso significa que não só é melhor para o seu filho aprender a andar descalço, como também os filhos e os adolescentes precisam de calçados adequados que permitam que os pés cresçam e funcionem como foram projetados.

Calçado restritivo pode afetar a maneira como as crianças aprendem a andar e a usar os pés. Também pode determinar o quão ativos eles serão no futuro.

Devo deixar meu filho brincar descalço?

Porque Bebês Devem Andar Descalços Quando Aprendem Andar?

Em um lugar ideal, todos nós podemos andar descalços e usar todos os músculos adequados. Nossos ancestrais estariam descalços quando aprenderam a andar, e a largura de seus pés não teria sido artificialmente reduzida a partir de anos de calçados restritivos.

Na realidade, nem sempre é seguro ficar descalço. Não gostaríamos que nossos filhos pisassem no vidro em uma caminhada até o parque.

No entanto, ainda podemos dar tempo suficiente para nossos filhos, especialmente nossos bebês e crianças pequenas, passarem descalços. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ajudar seu bebê a aprender a andar corretamente:

  • Em casa, deixe-os rastejar, rolar e ficar em pé com os pés descalços. Muitas famílias estão aderindo a moda de tirar os sapatos na porta de casa e ficando sem sapatos dentro de casa e é especialmente benéfico para bebês e crianças pequenas.
  • Arranje tempo para brincar descalço ao ar livre; muitas pessoas têm quintais seguros. Passe algum tempo nas praias, lagos, etc. Encontre superfícies seguras com as quais seus filhos possam andar e explore uma variedade de texturas naturais.
  • Verifique se o calçado escolhido para a criança tem solas flexíveis, é amplo o suficiente e permite espaço suficiente para o crescimento sem restrições.
  • Se você tiver dúvidas sobre a caminhada de seus filhos ou o desenvolvimento dos pés, converse com o pediatra ou o fisioterapeuta.

O ponto principal é simplesmente lembrar quanto impacto os sapatos podem ter no desenvolvimento de seus filhos. Certifique-se de dar-lhes bastante tempo com os pés descalços e sempre escolha calçados adequados.

Dicas finais:

  1. Os músculos do pé de uma criança são muito pequenos e ficam mais fortes à medida que a criança aprende a andar. Com sapatos que fornecem muito apoio, esses músculos não se fortalecem adequadamente quando a criança aprende a andar.
  2. Andar descalço não apenas fortalece os músculos do pé e do tornozelo de uma criança, mas também facilita o desenvolvimento adequado dos arcos e das habilidades de equilíbrio, além de incentivar um padrão natural de marcha.
  3. É importante para um novo caminhante sentir o chão sob seus pés e as diferenças entre carpetes, pisos duros, grama etc. Isso não apenas promoverá um bom desenvolvimento sensorial, mas também facilitará o desenvolvimento de suas habilidades de propriocepção (onde seus pés são referência ao resto do corpo).
  4. Andar descalço nem sempre é apropriado. No inverno, ou ao se aventurar na rua, sapatos feitos de tecido ou couro são as melhores opções. Isso fornecerá proteção enquanto ainda dará liberdade à criança.
  5. Ao escolher sapatos para o seu bebê, os melhores sapatos serão planos e serão feitos de tecido ou couro com uma sola flexível. Pano e couro permitirão que os pés do seu filho respirem e diminuam a transpiração excessiva.
  6. Eu recomendo sapatos como da marca Gambo. Além de serem lindos e modernos esses sapatos têm todos os recursos necessários para otimizar o desenvolvimento do pé de uma criança ao aprender a andar.

Quando se trata de calçados, a escolha é fácil: quanto mais simples, melhor.

Descalço é o melhor e se seu filho precisar usar algo nos pés, use as dicas acima.

Lembre-se de que essas sugestões são para crianças que estão se desenvolvendo normalmente. Se você não tiver certeza sobre o que é melhor para seu filho com problemas neurológicos ou ortopédicos, consulte seu pediatra.

Gostou do texto? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar essas importantes informações do porque dos Bebês devem andar descalços.

Sobre o Autor(a) – Sou Marília Tannuri Verni – Mãe de 2 meninos (Ian – 12 anos e Lorenzo – 5 anos), publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja infantil on line Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo