ArtigosGravidez

Com Quantas Semanas o Bebê Mexe Pra Valer?

Entenda quando você vai começar a sentir os famosos chutes da gravidez

Muitas mamães ficam ansiosas para sentir o movimento do filho ainda no ventre. Porém, com quantas semanas o bebê mexe pra valer? Afinal, não é sempre que você consegue sentir os tais chutes. E isso pode causar ansiedade e até preocupação.

Aqui no artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Então, siga agora mesmo com a leitura!

Com quantas semanas o bebê mexe pra valer?

Bem, em termos biológicos, o bebê se movimenta no útero desde os primeiros dias de gestação. Porém, como ele ainda é muito pequeno e está distante da parede do abdômen, a mãe não consegue sentir essas atividades. A sensação só tem condições de aparecer depois da 12ª semana.

Entretanto, o período mais comum para sentir os chutes do seu filho é por volta da 17ª ou 18ª semana. As mamães de primeira viagem podem demorar ainda mais tempo para ter essa percepção, que tende a aparecer a partir da 22ª semana.

O motivo para esse adiamento é que as mulheres inexperientes costumam confundir os movimentos da criança com gases. Algo que é típico durante a gravidez.

Porém, depois da 22ª semana, você vai notar, cada vez mais, a presença do seu bebê. Afinal, o espaço dentro do útero está se tornando menor e qualquer movimento aparece.

De forma geral, a sensação que você terá é parecida com ter borboletas no estômago. Isso porque, ao se mexer dentro do líquido amniótico, a criança gera ondas que são transportadas e sentidas pela mãe na parede do abdômen.

Com qual frequência o bebê deve se mexer?

Não existe uma resposta certa para isto. Cada criança é única e tem suas próprias características. Na verdade, ainda dentro do útero é possível notar se um bebê será mais calmo ou agitado, pois um irá se mexer mais do que o outro.

Sendo assim, não fique ansiosa ou preocupada se não sente os chutes do seu filho a todo minuto. Isso é completamente normal. Porém, um bom parâmetro para analisar se tudo está bem com o pequeno é ficar atenta se ocorre algum movimento dentro do período de 4 horas.

Também é possível estimular os chutes do pequeno. Para tal, coma algo doce e de fácil digestão. Uma boa opção é chocolate. Depois, deite-se de lado, virada para o lado esquerdo (isso melhora a oxigenação da placenta). Em seguida, aguarde cerca de 40 minutos e observe se o bebê se movimenta.

Caso não sinta nenhuma variação, é importante ligar para o seu ginecologista informando a situação. Ele vai indicar o que deverá ser feito na sequência.

Por que o bebê se mexe?

Bem a resposta a essa pergunta é bastante simples: porque é algo natural de todo ser humano. O bebê, apesar de ainda não ter nascido, sente necessidade de se esticar ou de buscar uma posição mais confortável dentro do útero. Além disso, os chutes podem ser uma reação a estímulos externos, como uma música ou o som da voz de alguém.

E então, gostou do artigo de hoje no site Tabela Chinesa? Agora você já sabe com quantas semanas o bebê mexe pra valer. Na verdade, descobriu que ele se movimenta desde o início da gestação, mas isso só se torna perceptível a partir dos 4 ou 5 meses.

Agora confira o nosso post sobre Como organizar um chá de bebê e deixe tudo preparado para a chegada do pequeno!

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo