ArtigosGravidez

Com Quantas Semanas o Bebê Mexe na Barriga?

Descubra, ainda, quais são os principais movimentos do bebê dentro da barriga

Você já parou para pensar com quantas semanas o bebê mexe? Essa é uma dúvida muito comum entre os pais, que ficam ansiosos para sentir os chutes do filho ainda na barriga.

Por isso, dependendo do caso, eles acabam preocupados quando esse momento demora para ocorrer.

Contudo, não se pode perceber os movimentos do bebê logo no início da gestação. Demora um tempo para isso começar a ocorrer e vamos explicar tudo aqui no artigo. Por isso, siga com a leitura e entenda os principais detalhes referentes ao assunto.

Com quantas semanas o bebê mexe?

O bebê começa a mexer nas primeiras semanas do período gestacional, em geral antes dos dois meses, quando você está na sétima semana, mais ou menos. Contudo, essas reações só serão sentidas, de fato, um tempo depois, lá pelo quinto mês.

A seguir, explicamos quais são os movimentos realizados pelo feto ao longo de cada semana.

Semanas 7 a 9

O bebê movimenta-se de um lado para outro e pode soluçar, chupar o dedo, engolir, piscar e mexer mãos e pés.

Semanas 10 a 14

Ocorrem movimentos de bocejo e dos olhos. O feto também passa a se esticar.

Semanas 15 a 20

Começam os chutes e as cotoveladas perceptíveis para a mãe.

Semanas 21 a 29

O bebê pode dar cambalhotas e até dançar ao som de uma melodia colocada pelos pais.

Semanas 30 a 40

Já é possível sentir cada movimento realizado, inclusive causando dor na gestante. Barulhos muito altos também podem assustar o bebê, fazendo-o fazer ações bruscas dentro da barriga.

Por que no início da gravidez não é possível sentir os movimentos do bebê?

Como explicamos no tópico anterior, o bebê realiza diversos movimentos ao longo de cada semana, mas nem todos são perceptíveis.

O que ocorre é que no início da gravidez, o feto ainda é muito pequeno e tem bastante espaço no útero para se mover sem encontrar qualquer tipo de resistência.

Com o passar do tempo e o crescimento da criança, a barriga da mãe passa a ficar cada vez mais apertada, deixando com que os movimentos tornem-se perceptíveis.

Já sei com quantas semanas o bebê mexe, mas qual a frequência certa dos movimentos?

Não existe uma frequência ideal com que o bebê deva se movimentar. Contudo, a partir do quinto ou sexto mês, você já consegue sentir os chutes de forma regular. E eles devem ocorrer em um intervalo não maior do que 12 horas. Do contrário, alguma coisa pode estar errada.

Então, caso perceba que seu bebê passa mais da metade de um dia parado, entre em contato com seu ginecologista e explique a situação.

Por que em alguns momentos os chutes tornam-se mais intensos e frequentes?

A movimentação da criança pode ser afetada por uma série de fatores, o que inclui, principalmente, a alimentação da mãe.

Na verdade, alguns alimentos que a gestante consome, como chocolate e açúcar, podem deixar o feto agitado, gerando reações mais intensas.

Músicas ou barulhos intensos do ambiente também causam agitação no pequeno, gerando chutes intensos.

Bem, agora você já sabe com quantas semanas o bebê mexe. Como explicamos, a criança se movimenta desde o início da gestação, mesmo que a mãe não consiga sentir.

Porém, à medida que os meses passam e o espaço uterino fica menor em relação ao bebê, os chutes tornam-se mais intensos e perceptíveis. Sendo assim, aproveite para sentir cada reação do seu filho e interagir com ele antes mesmo do nascimento.

Caso tenha gostado do texto de hoje, compartilhe-o nas redes sociais com suas amigas!

Comentários:
Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo