ArtigosDicasGravidez

Com Quantos Meses o Bebê Começa a Mexer na Barriga?

Veja quando os primeiros chutes são sentidos durante a gravidez

Você sabe com quantos meses o bebê começa a mexer? É sobre isso que vamos conversar no artigo de hoje.

Muitos pais e mães, principalmente aqueles estão à espera do primeiro filho, ficam ansiosos para sentir os pequenos chutes daquele ser que está sendo gerado. Porém, quando isso demora a ocorrer, a preocupação se instala e já surgem diversos questionamentos.

Então, vamos esclarecer suas principais dúvidas relacionadas ao tema. Assim, você poderá aproveitar esse momento mágico com total tranquilidade. Siga acompanhando!

O processo de desenvolvimento

De forma geral, a comunidade médica afirma que o bebê começa a mexer com cerca de sete semanas. Nesse momento, ele tem reações como chupar o dedo, engolir e virar de um lado para outro.

Essas ações, no entanto, não são percebidas pela mãe. O motivo é que, nessa fase da gestação, o feto ainda é muito pequeno e tem espaço sobrando no útero. Ou seja, ele pode se movimentar bastante sem ninguém notar. Apenas lá pelo quinto mês de gestação é que os chutes começam a ser sentidos.

As ações realizadas dentro do útero

Como mencionamos no tópico anterior, o bebê faz movimentos básicos nas primeiras semanas. Com o passar do tempo, as ações passam a ser mais elaboradas, como se espreguiçar, bocejar, colocar a mão no rosto, pegar o pé e dar cambalhota.

Existem crianças que, inclusive, “dançam” quando escutam alguma música colocada pelos pais. E também existem aquelas que têm reações de susto quando entram em contato com algum ruído muito alto.

Já sei com quantos meses o bebê começa a mexer, mas qual a frequência ideal dos movimentos?

De acordo com os médicos, os bebês se movimentam várias vezes por dia, mas não existe uma número exato para isso. Afinal, alguns são mais calmos e outros mais agitados. Porém, o certo é que a criança não deve passar mais de 12 horas sem apresentar reações, pois isso é um indicativo de problema.

O que fazer quando o bebê passa muito tempo sem mexer?

A seguir, apresentamos algumas dicas do que fazer caso você note que seu bebê está há várias horas sem chutar ou se mexer. Contudo, lembre-se que isso só é válido para as mães que já estão com mais de cinco meses de gravidez.

  • Valorizando os estímulos

Tente colocar um música para tocar junto à sua barriga de modo a estimular o bebê. Também consuma um pouco de chocolate ou alimentos doces, pois eles tendem a deixar o feto mais agitado.

  • Cuidando da alimentação

Quando o bebê se movimenta é um indicativo de que eles está com boa saúde, sendo bem nutrido pela mãe e recebendo a quantidade certa de oxigênio pelo cordão umbilical.

Então, caso perceba que o pequeno não está tendo muitas reações, tente fazer uma bela refeição e depois aguarde alguns minutos. Pode ser que ele apenas esteja com fome e esperando você comer melhor.

Leia também: Alimentação Saudável Para Gestante

  • Procurando um médico

Caso as dicas anteriores não ofereçam resultado logo depois de você colocá-las em prática, é preciso entrar em contato rapidamente com o seu obstetra e explicar a situação. Apenas ele dirá o que deve ser feito e quais exames precisarão ser realizados.

Depois de tudo o que explicamos, fica claro que no início da gravidez é praticamente impossível sentir o bebê mexendo. Isso porque o espaço dentro do útero é muito grande e revestido de líquido amniótico, então os chutes não atingem com facilidade as paredes da barriga.

Porém, a partir da 20ª semana, a mãe já consegue notar as primeiras movimentações. E a intensidade de cada ação só tende a ficar mais intensa à medida que as semanas passam.

Conhece alguém que também quer saber com quantos meses o bebê começa a mexer? Compartilhe este texto com ela! Até mais.

Comentários:
Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo