ArtigosBebê

Como Fazer o Bebê Dormir no Berço?

Confira dicas imperdíveis que vão ajudar você e seu filho a descansar cada vez melhor

Seu filho sempre acaba adormecendo durante as mamadas? Ele acorda e chora quando você o tira do colo? Bem, diante dessas circunstâncias, fica claro que você precisa descobrir como fazer o bebê dormir no berço. Afinal, isso vai melhorar a qualidade do sono de toda a família.

Sendo assim, siga com a leitura até o final e veja como atitudes simples podem ajudar você e o seu filho.

Como fazer o bebê dormir no berço: conceitos gerais

Muitos pais ficam perdidos na hora de colocar o bebê para dormir sozinho no berço. Isso porque o pequeno tende a reclamar, chorar e ficar irritado quando é colocado na própria caminha.

O principal motivo para esse incômodo é que a criança vê aquele espaço como algo estranho e amplo. Ou seja, bem diferente do ambiente fechado e aconchegante do útero.

Desse modo, ele realmente tende a ficar desconfortável no início. Por isso, é essencial que você habitue o bebê ao berço desde novinho. Afinal, assim ele percebe que aquele local é seguro e ideal para o relaxamento.

Todavia, como fazer esse processo na prática? É o que vamos explicar nos próximos tópicos.

Como fazer o bebê dormir no berço: dicas essenciais

Separamos cinco dicas para você começar a aplicar a partir de hoje na rotina com o seu filho.

1. Acostume o bebê com o berço

O ideal é que isto seja feito desde o primeiro dia em que o pequeno chega em casa. Assim, você pode colocá-lo no berço para as sonecas do dia ou mesmo para o sono noturno.

Lembre-se, porém, que é importante que seu filho durma próximo a você até completar um ano de idade. Então, coloque o berço no quarto do casal ou ponha uma cama extra para ti no quarto do pequeno.

2. Crie uma rotina do sono

A rotina do sono é uma sequência de ações realizada sempre da mesma forma antes do bebê ir dormir. Você pode criar o ritual que achar melhor, contanto que ele se repita de forma constante.

O mais comum é o pais diminuírem as luzes da casa ao anoitecer e darem um banho na criança. Depois, ainda podem fazer uma massagem nela e, em seguida, vem a mamada. O próximo passo é levar o bebê para o quarto, trocar a fralda e colocá-lo no berço.

Ter uma rotina ajuda seu filho a sentir-se mais seguro, pois ele consegue compreender quais as próximas ações a serem realizadas.

3. Coloque o bebê ainda acordado no berço

Algo que, com certeza, vai fazer seu filho chorar é pegar no sono no colo da mãe e acordar, de repente, no berço. Isso causa na criança uma sensação de medo, de não entender o que aconteceu.

Então, para evitar essa reação, é essencial que você ponha seu filho no berço enquanto ele ainda estiver acordado. Sendo assim, faça todo o ritual do sono e, quando o pequeno estiver bem relaxado, o coloque na própria caminha. Assim, ele tende a pegar no sono ali mesmo.

4. Acalme seu filho, mas não o tire do berço

Se o bebê começar a chorar quando estiver no berço, comece a conversar com ele. Cante uma música, faça algum som relaxante, dê carinho, mas não o ponha de novo no colo. O importante aqui é que ele se acalme dentro do local em que irá dormir.

Caso seu filho fique muito estressado e não relaxe, tire-o do berço para acalentá-lo. No entanto, não saia do quarto com ele e nem deixe-o dormir no colo. Depois que o choro passar, basta colocar o bebê novamente no berço.

5. Analise a hora de sono ideal do seu filho

Toda criança tem um horário em que sempre fica mais sonolenta e cansada. De forma geral, isso ocorre com os bebês entre as 18h e 19h.

Sendo assim, procure respeitar esse período e crie todo o ritual do sono em volta disso. Dessa maneira, o seu filho tende a adormecer muito mais facilmente.

Bem, agora você já sabe como fazer o bebê dormir no berço. Então, coloque em prática todas as dicas que apresentamos, pois temos certeza que elas vão ajudar bastante.

Gostou deste texto? Compartilhe-o nas redes sociais com outros pais!

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo