ArtigosBebêDicas

Como Fazer o Bebê Dormir Sozinho?

Ao longo do texto, damos dicas para realizar essa transição e explicamos por que a mesma é tão importante

Como fazer o bebê dormir sozinho é uma questão muito delicada, principalmente nos primeiros meses. Por mais que o sono independente seja uma necessidade, a dificuldade para concretizar tal passo é alta.

Afinal, é normal que os pequenos precisem de atenção constante e sintam a ausência dos pais por diferentes motivos. Mas, esse é processo necessário tanto para o recém-nascido quanto para pais e mães, que precisam voltar a te um sono de qualidade.

Sendo assim, neste artigo, apresentaremos meios de como fazer o bebê dormir sozinho, melhorando o bem-estar de todos os envolvidos. Aproveite e boa leitura!

Como fazer o bebê dormir sozinho?

Para conseguir fazer seu filho ou filha dormir sozinho, é importante realizar alguns passos. Isso não inclui deixá-lo chorando, mas sim trabalhar com paciência e muito carinho.

Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é evitar que o pequeno durma em seu colo, principalmente durante o dia. É preciso acostumar a criança a uma rotina, fazendo-a perceber que o dia é para se manter acordada, e a noite é reservada para o descanso.

Outro ponto importante é deixar o berço vazio. Por mais que brinquedos sejam apetrechos bonitos, eles são objetos de distração, impedindo o sono. Vale ressaltar também que o barulho gerado por alguns modelos pode acordar o bebê.

Em caso de choro e reclamação, acalme seu filho e faça com que ele perceba que o local para dormir é onde está deitado. Mostre que você continua ao seu lado, mas não o retire do berço. Aos poucos, vá se afastando, evitando movimentos ou barulhos bruscos, para que o mesmo não se assuste.

Com o tempo, a dificuldade da separação e a ansiedade irão desaparecer, permitindo a criança possa dormir tranquilamente.

Por que fazer o bebê dormir sozinho pode ser benéfico para ele?

Com certeza, fazer o bebê dormir sozinho é uma das principais dificuldades de uma mamãe de primeira viagem. E, por mais que a experiência venha, ainda continuará sendo uma tarefa difícil.

Afinal, muitas vezes bate a sensação de culpa por não estar constantemente junto do pequeno. Então, a vontade de aquietá-lo durante a madrugada aumenta. Sendo assim, você levanta para ver se está tudo bem, para tentar alimentar seu filho mesmo que ele não demonstre fome ou simplesmente para balançá-lo um pouco.

Porém, por mais que a vontade de realizar essas ações apareça, é essencial manter-se firme. Isso porque o fato da criança dormir sozinha traz vários benefícios para ela. Entre eles, podemos citar:

  • criação de rotina;
  • momentos de sono mais tranquilo, o que estimula o cérebro;
  • menos choros por conta de barulhos durante o dia, já que o bebê entende que a manhã é um período agitado e isso é normal;
  • diminuição do medo de ficar sozinho.

Além do mais, o sono também ganha mais qualidade, trazendo noites mais longas e proveitosas de descanso. E isso será importantíssimo no processo de crescimento.

Bem, com este artigo fica fácil perceber por que é importante a criança dormir sozinha. Ainda que seja um processo trabalhoso e demorado, é um passo essencial para o aprendizado e o desenvolvimento da mesma. Portanto, use as dicas aqui apresentadas para ajudar seu filho a pegar no sono e ficar tranquilo durante a noite.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o nas redes sociais!

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo