ArtigosGravidez

Como Saber Se Estou Ovulando? Veja os Principais Sinais

Afinal de contas Como Saber Se Estou Ovulando? Muitas mulheres querem saber seu período de ovulação e busca saber, quais são os sinais da ovulação no corpo.

Para lhe ajudar, separei alguns sinais da ovulação para que você saiba identificar e se preparar.
Mesmo assim, algumas ainda não sabem do que se trata a ovulação de fato. Vamos saber de forma bem resumida o que é a ovulação.

O Que é Ovulação?

De forma simples e resumida: A ovulação é o momento exato em que o ovário libera um “ovo” para que ele possa ser fertilizado por um espermatozoide!

Tudo começa no início do ciclo menstrual, através da intervenção do hormônio folículo-estimulante (FSH). Assim, mulheres que buscam engravidar o se precaver, devem saber quando estão ovulando.

Agora vamos saber como o corpo expressa isso?

Como Saber Se Estou Ovulando?

  • Muco cervical

O muco cervical permite que o espermatozoide alcance o óvulo e naturalmente, este muda durante o período da ovulação.

Cada vez mais abundante, ele também se torna mais pegajoso e transparente, como a clara de um ovo que pode ser esticado entre os dedos.

Então, quando sentir que sua vagina está com o muco mais denso e pegajoso é um sinal de ovulação. Saber reconhecer o muco da “ovulação” é um método conhecido como método Billings.

  • Aumento da temperatura corporal

Durante o período de ovulação, a temperatura do corpo aumenta durante dez dias em alguns décimos de graus:

Entre 3 e 4 décimos a sua temperatura irá subir. Isso parece pouco, mas é o suficiente para aumentar sua taxa diária de transpiração.

Para verificar isso, o melhor é criar sua curva de temperatura. Assim, você será capaz de estabelecer seu melhor período de fertilidade.

  • Muita libido

Sim amiga! Você subirá pelas paredes! Os hormônios liberados pelo corpo durante o período de ovulação aumentam significativamente a libido!

E como a natureza é bem feita, essa libido crescente vem alguns dias antes da ovulação acontecer.

  • Seios doloridos ou pesados

Como é frequentemente o caso pouco antes da menstruação, a mama pode ficar tensa e / ou mais pesada com os hormônios.

Portanto, tenha cuidado e sinta-se à vontade para sentir seu seio regularmente para conhecê-lo melhor e saber se está em seu período de ovulação.

  • Algumas dores abdominais

Algumas mulheres têm cãibras no útero ou nos ovários. Essa dor seria causada pela expulsão do ovário do ovo.  Sendo assim, sentir um pouco de “peso” na região do útero é um dos sinais da ovulação.

  • Mudança de posição para o colo do útero

Esse é o sintoma mais complicado de detectar. Para descobrir se o colo do útero está na “fase de ovulação”, você tem que agachar e inserir dois dedos na vagina.

Se o período de ovulação tiver começado, o colo do útero deve estar alto, reto e aberto, ou seja, fácil de sentir.

Agora que já sabe quais são os sinais da ovulação, você pode facilmente se planejar, caso queira engravidar ou evitar a mesma.

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo