ArtigosTabelas

Curva de Temperatura Para Descobrir o Período da Ovulação

curva de temperatura permite que você descubra seu período de ovulação para que os melhores momentos para conceber um bebê.

A temperatura corporal varia diariamente, durante todo o ciclo feminino. Observando a cada dia nossa temperatura em uma curva por alguns meses (2 ciclos no mínimo, mas 3 ou 4 são mais convincentes), podemos determinar a regularidade do ciclo menstrual e assim saber antecipadamente os dias nos quais estamos mais férteis .

A temperatura corporal pode ser facilmente analisada para conhecer o período de fertilidade. De fato, no dia anterior à ovulação, a temperatura aumenta em alguns décimos de grau e permanece mais alta por alguns dias antes de descer.
  • A temperatura é entre 36,1 ° e 36,7 ° C durante o período de maturação do óvulo, ou seja, a partir do 1º dia da menstruação e por cerca de 2 semanas (mas o seu ciclo pode ser mais ou menos longo.) Isso é chamado de fase folicular.
  • No momento da ovulação, a temperatura cai.
  • Então, a temperatura aumenta em alguns décimos de graus, ou seja, acima de 37 ° C e permanece maior por 4-5 dias: é a fase lútea.
  • Após esse patamar de alguns dias, a temperatura cai gradualmente de volta ao seu valor “normal” até o próximo período menstrual (que é diferente para cada mulher).

Aqui está um exemplo de uma curva de temperatura:

A curva de temperatura

Como calcular sua curva de temperatura pessoal?

É obrigatório ter a sua temperatura em nota todos os dias, durante um mínimo de 2 a 3 meses, para ler o seu gráfico pessoal de temperatura corporal.

Além disso, é importante saber que não é o valor da temperatura que determina o período de ovulação, mas sim a variação entre as fases folicular e lútea.

Assim, sua temperatura não será necessariamente constante de um mês para outro. No entanto, a curva deve ser.

Para tirar corretamente a temperatura, você deve:

  • Comece a medir a temperatura no primeiro dia do seu período.
  • Use um termômetro de preferência basal, mais preciso do que um termômetro de mercúrio.
  • Tome a temperatura todas as manhãs, acordando, antes de se levantar, comer ou fazer qualquer tipo de atividade.
  • Você pode medir sua temperatura de uma maneira, bucal, retal ou vaginal. O importante é nunca mudar o método.
  • Você também pode observar os sintomas específicos (dor, sangramento, câimbras, perdas incomuns, etc.), que permitirão analisar seus sintomas se eles voltarem regularmente.

Método para engravidar ou contraceptivos?

Deve notar-se que o período mais fértil ocorre 4-5 dias antes da ovulação e até 24 horas após a ovulação.

Então, se o seu ciclo for muito regular, depois de alguns meses durante os quais você terá tomado a sua temperatura, você será capaz de conhecer facilmente os seus dias mais favoráveis ​​à concepção de uma criança.

Para evitar engravidar, é suficiente (em teoria) evitar sexo durante a semana anterior à ovulação e nas próximas 24 horas.

Pelo contrário, para conceber uma criança, estes são os dias a serem favorecidos pelos contatos sexuais.

No entanto, mesmo que esse método seja uma ferramenta prática, está longe de ser 100% confiável.

De fato, qualquer alteração hormonal, fadiga, doença e febre, tomando medicação ou estresse provavelmente causará uma mudança de temperatura e, portanto, uma má interpretação da curva.

Além disso, a curva de temperatura não é eficaz em pessoas com horários de sono muito instáveis ​​ou ingestão freqüente de álcool ou medicamentos à base de progesterona.

A curva de temperatura é usada principalmente para analisar o ciclo pessoal e identificar possíveis problemas de fertilidade quando você não pode conceber uma criança depois de mais de um ano (por exemplo, algumas mulheres não ovulam, ou não cada ciclo.)

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo