CalculadorasCalendáriosDicas

Data Provável do Parto – Aprenda Passo a Passo Como Calcular

Para saber a data provável do parto você precisa apenas fazer alguns cálculos. Como sabemos, é apenas uma estimativa saber a data provável do parto para você ter mais segurança.

Uma gravidez teoricamente dura nove meses. No entanto, determinar com precisão a data do termo às vezes é complicado!

Porém, calcular a data provável do parto é sim possível a partir do começo da gravidez e poder levar em conta a especificidade de cada mulher.

Há um cálculo muito simples usado com muita frequência pelos médicos para saber a data provável do parto:

Neste caso, devemos determinar a data do primeiro dia do último período, adicionar duas semanas (+15 dias) e, claro, adicionar os nove meses de gravidez (ou 39 semanas).

Como Calcular a Data Provável do Parto

Para calcular a data provável do parto, tomemos a hipótese mais utilizada de uma gravidez normal de 9 meses (a partir do dia da fertilização).

Essas 39 semanas de gravidez correspondem a 41 semanas de amenorreia, duas semanas a mais.
Esse é o método de cálculo mais comumente usado porque a maioria das mulheres tem mais probabilidade de saber o dia do último período menstrual do que o da fertilização.

Para calcular a data provável do parto, o princípio é adicionar 287 dias à data de início do seu último período.

Estes 287 dias correspondem a 41 semanas de amenorreia.

Outro método, mais fácil de fazer o cálculo á através do calendário: Basta subtrair 3 meses para a data de início de suas últimas regras, em seguida, adicionar 14 dias.

Outro método para uma data mais precisa

Para saber quando a gravidez terminará, há outro método: medir o comprimento craniocaudal (LCC) durante a ultrassonografia do primeiro trimestre, que dará uma data de início da gravidez.

Esta medida fornece informações mais precisas do que a data do último período, mas a precisão é da ordem de 5 dias a mais ou 5 dias a menos para o início da gravidez.

Além disso, cada gravidez é diferente e vários fatores podem ser determinantes para saber a data do nascimento, sendo assim, é variável para cada mulher.

Os fatores podem alterar por causa da idade da mãe (a gravidez de mulheres mais velhas é geralmente mais longa); o termo de gestações anteriores (a duração é muitas vezes idêntica à da primeira gravidez); o próprio peso; e até mesmo fatores ambientais (eventos durante a gravidez, ou mesmo quando a mãe não estava grávida).

Em suma, a data de início da gravidez é o dia em que o óvulo foi fertilizado pelo espermatozoide.

Você pode saber este dia, especialmente se você tem ciclos menstruais muito regulares e você sabe sua data de ovulação.

Use nossa calculadora

Caso não queira fazer os cálculos que ensinamos neste texto, não se preocupe, logo abaixo disponibilizamos gratuitamente a nossa calculadora. Coloque os dados e veja o resultado:

O seu período fértil será de

A sua próxima menstruação está prevista para o dia . Se engravidar neste período a data para o nascimento do bebê está prevista para .

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo