ArtigosTentantes

É possível engravidar fora do período fértil?

Entenda os principais detalhes sobre ovulação e período fértil e veja como isso afeta o surgimento de uma gravidez

Você, com certeza, já deve ter se perguntado se é possível engravidar fora do período fértil. Mas, ainda hoje, existem muitas informações desencontradas na internet. Além do mais, é comum que você receba respostas diferentes dependendo de para quem faça tal pergunta.

Sendo assim, este post foi criado para explicar, de uma vez por todas, esse assunto tão importante. Por isso, salve-o no seu navegador para compartilhar posteriormente. Agora, venha com a gente acompanhar a leitura até o final.

Posso engravidar fora do período fértil?

Bem, é muito difícil que esta situação ocorra. Na verdade, quase impossível. Isso porque é dentro do período fértil que ocorre a ovulação e é apenas neste momento que o esperma consegue penetrar o óvulo, gerando a gravidez.

Só que existe uma questão bem importante para a qual você deve se atentar: a identificação correta do período fértil. Afinal de contas, grande parte das mulheres não consegue fazer isso da forma adequada.

Como identificar o período fértil?

O período fértil, geralmente, inicia no 10º dia do ciclo menstrual e segue até o 16º. A ovulação em si ocorre no 14º dia. Mas, se o momento ovulatório  dura só 24 horas, por que o período fértil é de cerca de uma semana? A resposta é bem simples: por precaução.

Ocorre que nem sempre a liberação do óvulo vai acontecer na data prevista do seu ciclo. Isso porque o organismo passa por mudanças ao longo dos meses. Questões relacionadas a estresse, doença, alimentação etc. podem afetar os hormônios e, consequentemente, o sistema reprodutor.

Assim, em março, pode ser que você ovule no 14ª dia; já em abril, no 12º; em junho, no 16º. E essas variações vão influenciar diretamente em uma possível gravidez.

Você também precisa saber que o espermatozoide consegue permanecer vivo no corpo da mulher por até 5 dias. Levando isso em conta, é fácil notar que, mesmo sem ter feito sexo no dia da ovulação, ainda é possível engravidar. E é aí que entra o período fértil.

Tendo em média uma semana de duração, ele engloba todas as datas em que é biologicamente possível ter uma gravidez.

Período fértil e ciclo desregulado

Caso você tenha um ciclo menstrual muito desregulado (variações de até 5 dias são consideradas regulares), é bem provável que erre na hora de identificar seu período fértil e acabe grávida.

Então, não é que a fecundação ocorreu fora dessa janela de tempo biológica. Simplesmente você analisou de modo equivocado as datas mais próximas da ovulação.

Dessa forma, é importante usar algum aplicativo que ajude nesse processo de monitoração. Uma boa opção é o Flo Calendário Menstrual. Além disso, caso esteja insegura sobre a possibilidade de uma gravidez, faça sexo sempre usando camisinha ou opte por anticoncepcionais.

Também realize consultas regulares a uma ginecologista. Assim, você verifica como está a saúde do seu corpo e consegue descobrir possíveis distúrbios que estejam interferindo no seu período fértil.

Esperamos que o texto de hoje tenha esclarecido suas principais dúvidas sobre o assunto e a ajude a lidar melhor com todo o ciclo menstrual. Além, é claro, de contribuir para o planejamento de uma gravidez.

Compartilhe este artigo com as suas amigas por Whatsapp. Até mais!

Comentários:
Botão Voltar ao topo