Gravidez

É Possível Sentir o Bebê Mexer com 3 Meses?

Confira a partir de quantas semanas os chutes do seu filho podem ser sentidos por você

Você quer saber se é possível sentir o bebê mexer com 3 meses de gestação? Então, veio ao artigo certo. Ao longo dos próximos tópicos, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre os famosos chutes. Afinal de contas, esse é um momento que muitas mães aguardam de forma ansiosa.

Sendo assim, continue acompanhando o texto e boa leitura!

Mas será que é possível sentir o bebê mexer com 3 meses?

Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba que o bebê se mexe dentro do útero desde as primeiras semanas de gestação. O problemas é que por ele ainda ser muito pequeno, as mães não conseguem sentir isso. Dessa maneira, muitas acreditam que a criança está paradinha.

À medida que a gravidez avança, o útero se expande. Ao ficar maior, ele passa a encostar no abdômen, o que torna possível perceber os famosos chutes. Porém, a partir de quando isso ocorre?

Bem, até a 12ª semana, o útero está na mesma altura do osso púbico, o que impossibilita a percepção dos movimentos pela mãe. Sendo assim, não é possível sentir o bebê mexer com 3 meses. Apenas depois desse período.

Depois de quanto tempo consigo sentir os chutes do bebê?

Essa sensação pode ocorrer a partir da 17ª semana. Algumas mães, que já estão na segunda ou terceira gestação, conseguem notar os chutes até um pouco antes. Isso porque elas já conhecem o próprio corpo e podem comparar as reações que experimentam com a gravidez dos outros filhos.

Em contrapartida, as mães de primeira viagem demoram um pouco mais para sentir essa sensação mágica. Em geral, apenas depois dos 5 meses, por volta da 22ª semana é que conseguem perceber os chutes.

Os médicos explicam que mulheres na primeira gestação tendem a confundir tais movimentos com gases, que são muito comuns por conta das mudanças intestinais.

O que faz o bebê se mexer?

Vários fatores ocasionam o movimento da criança dentro do útero. O mais comum está relacionado com as reações espontâneas de se espreguiçar. Afinal, como todo ser humano, o bebê também tem vontade de esticar um pouco os músculos.

Ele também pode estar procurando uma posição mais confortável para ficar na barriga. Isso ocorre, principalmente, nas semanas finais da gestação quando o espaço começa a se tornar apertado e até incômodo.

A alimentação também pode gerar movimentos mais ou menos intensos. Em geral, o consumo de doces, como chocolates, deixam o bebê mais agitado. Por fim, também é possível que os chutes sejam decorrentes de estímulos externos.

Colocar uma música para tocar perto da barriga, falar com o seu filho ou mesmo estar exposta a grandes barulhos em um ambiente gera emoções na criança. Sendo assim, ela tende a se mexer.

Esperamos que o texto de hoje tenha esclarecido suas principais dúvidas relacionadas ao movimento do bebê. Agora você já sabe que não é possível sentir o bebê mexer com 3 meses de gestação ou antes disso. Somente por volta da 17ª ou até 22ª semana, a sensação aparece.

Achou este artigo interessante? Então, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais com outras mamães.

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo