ArtigosGravidez

Grávida Pode Tomar Chá de Erva-Doce?

Chá é uma bebida natural que sempre traz benefícios, não é mesmo? Bem, isso não é uma verdade e, várias vezes, o chá pode prejudicar a mãe e o bebê

Será que toda grávida pode tomar chá de erva-doce? Uma gestante deve prestar atenção a tudo que come e bebe. Por mais que boa parte dos alimentos possam ser consumidos da mesma maneira que antes, existe sim uma lista de itens contraindicados durante este período tão sensível da vida de uma mulher. Será que a erva-doce encontra-se nessa restrição? Siga com a leitura e esclareça suas principais dúvidas sobre o tema.

Quando uma grávida pode tomar chá de erva-doce?

Ainda que a lista de chás proibidos durante a gravidez seja extensa, não existem problemas no consumo do chá de erva-doce por uma mulher gestante. Pelo contrário, o mesmo é muito bem-vindo, já que possui propriedades relaxantes, auxiliando no descanso da futura mamãe.

Portanto, é seguro ingerir a bebida, desde que de forma moderada. Afinal de contas, a ingestão excessiva pode prejudicar a absorção de ferro pelo organismo. Dessa maneira, converse com seu médico sempre que tiver dúvidas. Assim, você cuida da sua saúde e da saúde do bebê.

Por que uma grávida deve tomar chá de erva-doce?

Além de ser calmante, este chá tem diversas outras propriedades positivas para o corpo. Entre elas podemos citar:

  • auxílio no tratamento de gripes e resfriados;
  • melhora no processo digestivo;
  • auxílio no combate as inflamações da boca e da garganta.

Outro importante benefício do chá de erva-doce está relacionado ao estímulo da produção do leite materno. Ou seja, ele é um grande aliado das mulheres lactantes.

A coloração do chá de erva-doce

Este chá está situado na categoria das infusões claras, que incluem preparações mais suaves para o organismo e que, em geral, podem ser consumidos durante a gravidez. Em contrapartida, as infusões de cor mais intensa , como o chá mate, têm um efeito mais intenso no corpo e podem causar problemas ao processo de gestação.

Você já sabe que grávida pode tomar chá de erva-doce, mas existem outras bebidas liberadas?

A resposta para esta pergunta é sim. Isso porque existem diversos chás que podem ser consumidos com segurança durante os noves meses da gravidez e também logo depois que o bebê nasce. A seguir, listamos os principais:

  • Camomila: é calmante, diminui o enjoo, melhora o cansaço e evita dores estomacais;
  • Lavanda ou Alfazema: combate o estresse e melhora o sono;
  • Capim-limão: combate o enjoo, o mal-estar e inflamações gerais;
  • Erva-cidreira: diminui a sensação de inchaço, ajuda na digestão e tem efeito calmante.

O consumo com moderação

É preciso ressaltar que o consumo de qualquer bebida ou alimento durante a gravidez precisa ser feito com moderação e, antes de tudo, conversado com seu médico. Essa é a melhor forma de cuidar da própria saúde e também não prejudicar o organismo do bebê.

Afinal, o corpo passa por várias mudanças na gestação e cada pessoa reage a elas de forma diferente. Sendo assim, apenas um especialista em saúde poderá analisar cada caso com atenção e observar o que você e seu filho precisam. Isso inclui a ingestão ou não do chá de erva-doce ou de outros ingredientes.

Bem, agora compartilhe este artigo nas redes sociais.

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo