ArtigosDicasGravidez

Grávida pode tomar chá de hortelã?

Nem sempre produtos naturais trazem benefícios à gestante. Aqui no texto, vamos explicar se isso também ocorre com o uso da hortelã

Grávida pode tomar chá de hortelã? Quando uma mulher está prestes a se tornar mãe, diversos são os desejos que surgem em sua mente. Mas, assim como a vontade de comer ou beber alguma coisa é comum nesse período, também é normal preocupar-se em como a saúde da criança será afetada por tal consumo.

Muitos alimentos não trazem quaisquer complicações para o processo de desenvolvimento do bebê, porém alguns ingredientes podem sim trazer problemas. Será que é o caso do hortelã? A resposta você irá descobrir ao longo do artigo. Então, siga com a leitura!

Quando uma grávida pode tomar chá de hortelã?

O chá de hortelã não é recomendado para o período gestacional. Isso acontece não apenas por conta da formação do bebê, mas também porque a bebida afeta diretamente o leite materno, interferindo na sua produção e no teor vitamínico.

Dessa maneira, a mamãe pode, em algum ponto da amamentação, ficar sem o leite necessário para dar ao filho, o que gera graves consequências. Afinal, é de extrema importância o recém-nascido ingerir apenas leite nos seis primeiros meses da vida para fortalecer seu sistema imunológico e ajudar no processo de crescimento.

Além do mais, quando o chá é consumido em grandes doses, ele ainda pode causar aborto ou causar uma má formação fetal. Sendo assim, é muito importante que a mulher gestante atente-se na hora de consumir este e alguns outros chás a fim de preservar a saúde de seu filho ou filha mesmo antes do nascimento.

Quais chás posso tomar quando sou uma gestante?

Ainda que a recomendação médica seja não ingerir chás de forma constante durante a gestação, existem sim alguns que estão liberados para a futura mamãe. Entre eles, podemos citar os que possuem efeito calmante ou digestivo, como o chá de cidreira, camomila ou erva-doce. Eles são ótimos para aliviar a tensão, auxiliar no sono e evitar os enjoos.

Porém, lembre-se sempre de consultar um especialista em saúde antes de aderir a qualquer tipo de infusão durante a gravidez. Apenas o médico poderá dizer quais ingredientes são seguros para consumo e quais devem ser estritamente evitados.

Quando uma grávida pode tomar chá de hortelã novamente?

De preferência, apenas quando a criança desmamar. Ainda que seu filho já tenha nascido, vale relembrar que o chá de hortelã pode prejudicar toda a sua produção de leite, impedindo a criança a receber o alimento correto.

Além do mais, esteja atenta a tudo o que ingere durante os nove meses gestacionais e o período em que for lactante. Afinal de contas, a precaução é a melhor forma de cuidar da própria saúde e de manter o bebê saudável.

Bem, depois de ler todo este artigo, temos certeza que você vai pensar duas vezes antes de preparar um simples chazinho, não é mesmo? Claro que não precisa ser radical e banir qualquer preparação do gênero da sua rotina. Apenas lembre-se de consultar seu médico para confirmar se determinada infusão está liberada ou está restrita para consumo.

Caso tenha gostado do texto de hoje, compartilhe-o com as suas amigas e familiares nas redes sociais!

Comentários:
Botão Voltar ao topo