DicasGravidez

Minha Menstruação Veio, Posso Estar Grávida Mesmo Assim?

Entenda como funciona o processo da menstruação e os sinais da gravidez

Antes de qualquer coisa, e sem enrolação, vamos responder a pergunta do título deste artigo: “minha menstruação veio, posso estar grávida mesmo assim?”.

Bem, a resposta é simples: não. É cientificamente impossível uma mulher menstruada estar grávida ou uma mulher grávida menstruar.

Contudo, no início da gravidez, especialmente no primeiro trimestre, algumas pessoas podem apresentar um pequeno sangramento vaginal.

Isso, porém, tem causas variadas que não possuem qualquer relação com menstruação, mas existe a possibilidade de ser confundido com tal.

Então, caso queira entender melhor essas questões, siga com a leitura e esclareça suas principais dúvidas.

Minha menstruação veio, posso estar grávida mesmo assim?

Ao longo do texto, vamos explicar o que é a menstruação e quais são as possíveis causas dos pequenos sangramentos que surgem em algumas mulheres no início da gravidez. Assim, você nunca vai confundir uma coisa com a outra.

O processo da menstruação

A menstruação é um processo metabólico que ocorre no corpo feminino uma vez por mês. Ele se caracteriza pelo descolamento do endométrio, que é a parede interna do útero.

Essa região cresce ao longo do mês, ficando mais espessa e vascularizada. Isso é resultado dos estímulos dos hormônios estrogênio e progesterona, e o  objetivo é receber um futuro embrião.

Contudo, caso o óvulo liberado no período fértil não seja fecundado, todo o suprimento hormonal dado ao endométrio cessa. Afinal, não existe gravidez. Sem suprimento sanguíneo, a parede do endométrio não consegue se manter e começa a desintegrar, originando a menstruação.

Desse modo, podemos dizer que, ao menstruar, você está eliminando parte do tecido uterino misturado a vasos sanguíneos, água, muco e sangue coagulado.

O sangramento vaginal

O sangramento vaginal que algumas mulheres apresentam no início da gravidez ocorre de forma rápida e em quantidade bem menor do que o evento menstrual típico. Além disso, ele possui uma cor mais escurecida.

O sangramento atinge de 20% a 40% das gestantes e possui diferentes causas. Dentre elas, podemos citar:

  • variações hormonais;
  • implantação do óvulo fecundado no útero;
  • lesões na vagina ou no útero;
  • aborto ou ameaça de aborto;
  • gravidez ectópica etc.

Sendo assim, caso desconfie que está grávida e apresente esses pequenos sangramentos, procure um médico. Ele fará todos os exames necessários e indicará os procedimentos corretos a serem feitos para proteger você e o bebê, se for o caso.

Leia também: O que é data de concepção?

A diferenciação entre as duas situações

Como mencionamos no tópico anterior, o sangramento que ocorre durante a gravidez é em menor quantidade do que aquele do período menstrual. Além disso, a cor desses dois fluídos é diferente. Este é mais vermelho vivo, e o primeiro mais escuro e amarronzado.

Fora isso, você deve observar se a data do sangramento coincide com a de sua menstruação regular. Se a resposta for negativa, vale a pena fazer um teste de gravidez.

Agora, já sei que se minha menstruação veio, não posso estar grávida mesmo assim

Como apresentamos, gravidez e menstruação não são situações compatíveis entre si. Isso porque, esta última representa a descamação ocorrida na parte interna do útero não fecundado.

Porém, é preciso estar atento a pequenos sangramentos que possam aparecer de forma incompatível com os sintomas regulares da sua menstruação. Afinal, essa é uma condição da gravidez em algumas mulheres.

Por isso, sempre que tiver alguma dúvida sobre estar ou não esperando um bebê, faça um teste, seja um simples de farmácia ou um exame de sangue.

Caso o tema do artigo de hoje “minha menstruação veio, posso estar grávida mesmo assim?” tenha sido útil para você, compartilhe-o nas redes sociais e ajude a informar outras pessoas. Até breve!

Comentários:
Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo