ArtigosDicas

Pode tomar pílula do dia seguinte tomando anticoncepcional?

Entenda as principais informações sobre este assunto que é extremamente importante

Será que a mulheres podem tomar pílula do dia seguinte tomando anticoncepcional? Essa é uma dúvida muito comum. É por isso que hoje fizemos um post detalhado sobre o assunto. Siga com a leitura do conteúdo até o final e entenda as principais informações sobre esse assunto.

A mulher pode tomar pílula do dia seguinte tomando anticoncepcional?

Não vamos fazer mistério para responder. Então, sim, a mulher pode tomar pílula do dia (PDS) seguinte mesmo que já esteja tomando anticoncepcional. Isso não irá trazer nenhum problema grave.

Porém, é importante ressaltar que PSD tem uma grande concentração de hormônios e não deve ser ingerida de forma aleatória. Sendo assim, se você já estiver se prevenindo com o anticoncepcional, não há necessidade de fazer uso de um outro medicamento.

Ou seja, caso sua cartela esteja em dia, a proteção está garantida dentro da faixa estabelecida pelo anticoncepcional. O uso da pílula não vai aumentar essa proteção. Apenas pode gerar um distúrbio desnecessário no seu corpo.

Assim, só é indicado tomar a pílula caso você tenha esquecido por mais de dois dias seguidos de tomar seu anticoncepcional.

Para você que já sabe se a mulher pode tomar pílula do dia seguinte tomando anticoncepcional

Agora que você entendeu a relação entre PDS e anticoncepcional, que tal conferir outras questões importantes sobre esses assuntos?

Bem, a pílula do dia seguinte funciona retardando a ovulação. Dessa forma, caso o espermatozoide tenha entrado no útero, ele não vai conseguir fazer a fecundação.

Já o anticoncepcional “adormece” os óvulos e impede o processo de ovulação ao longo de todo o ciclo. Isso ocorre porque ele faz com que os níveis de progesterona e estrogênio fiquem constantes no corpo da mulher.

Por não compreender essas questões técnicas, muitas mulheres cometem vários erros relacionados ao uso da PDS. Aqui, selecionamos os três mais comuns.

Uso da pílula em substituição ao anticoncepcional

A PDS possui uma grande concentração de hormônios e quando tomada regularmente causa diversos problemas no corpo da mulher. Entre eles podemos citar vômitos, dores de cabeça, problemas de circulação e problemas no aparelho reprodutor.

Além do mais, com o uso regular, ela pode até contribuir para o surgimento de uma gravidez. Isso porque todo o ciclo menstrual fica desregulado, o que inclui o período da ovulação.

Tomar a pílula antes da relação sexual

Algumas mulheres acham que ingerir a PSD antes do sexo garantirá um efeito ainda mais eficaz, porém isso é um grande erro. Na verdade, pode até ser que a eficácia do medicamento seja reduzida.

Ingerir a pílula e fumar logo em seguida

Como mencionamos, a pílula do dia seguinte possui uma grande dose hormonal e aumenta os níveis de estrogênio no corpo. Isso acaba fazendo com que os vasos sanguíneos se contraiam. Essa é uma das razões para ela ser contraindicada para quem tem problemas graves de circulação.

A questão é que a nicotina, presente no cigarro, também possui esse efeito de vasoconstritor. Assim, em conjunto, existe um risco elevado de você ter um AVC ou uma trombose. Então, espere algumas horas para fumar caso tenha feito uso do medicamento.

Bem, esperamos que o texto de hoje tenha esclarecido suas principais dúvidas sobre PSD e anticoncepcional. Como explicamos, você pode tomar os dois produtos juntos, porém isso não é indicado e nem necessário.

Agora, compartilhe este conteúdo com suas amigas e ajude-as a também se informarem sobre o assunto.

Comentários:
Botão Voltar ao topo