ArtigosExameGravidez

Quem Tem Endometriose Pode Engravidar?

Tire suas principais dúvidas sobre a endometriose e sua relação com a infertilidade

Quem tem endometriose pode engravidar? Essa é uma dúvida muito comum nas mulheres e é também o tema do nosso artigo de hoje.

Então, caso você tenha esse problema ou conheça alguém que o apresente, não deixe de conferir o texto. Boa leitura!

Quem tem endometriose pode engravidar?

Existem diversas situações que causam infertilidade ou dificultam o processo de gravidez nas mulheres. Uma delas é a doença conhecida como endometriose.

Porém, quem apresenta o problema nunca poderá concretizar o sonho de ser mãe? Existe tratamento para resolver essa situação?

Na verdade, a endometriose não é um atestado de infertilidade, o que significa que muitas mulheres conseguem engravidar mesmo com a doença. Porém, de forma geral, existe uma grande dificuldade para que esse processo ocorra de forma natural.

Dessa maneira, é essencial procurar um ginecologista para fazer um exame clínico e um ultrassom. Depois disso, o médico vai conversar com você sobre o quadro apresentado e sugerir possíveis tratamentos.

Leia também: Minha Menstruação Veio, Posso Estar Grávida Mesmo Assim?

O que é a endometriose?

Antes de continuarmos com o texto, vale a pena relembrar o que é a endometriose. Bem, de forma rápida, ela é uma doença relacionada ao endométrio, aquela camada que reveste a parede interna do útero.

A cada mês, o endométrio se desprende e é eliminado do corpo por meio do ciclo menstrual. O que ocorre em quem tem a doença é que algumas células acabam migrando para outras regiões do corpo, como os ovários, o intestino, as trombas e a cavidade abdominal.

Por que a endometriose afeta o processo da gravidez?

Dependendo das áreas onde se fixam, as células do endométrio dificultam a passagem do óvulo, causando um atrito mecânico. É isso que causa a dificuldade básica no processo de gravidez.

Outro problema que pode ocorrer é o óvulo ficar preso nessas células que estão localizadas em uma região errada. Por exemplo, nas trompas. Isso gera uma gravidez que não pode se desenvolver, além de causar risco de vida para a mulher.

Quem tem endometriose pode engravidar com o tratamento correto

Apesar dos problemas que a endometriose gera, existem tratamentos para superar a doença e ter uma gestação saudável. Porém, como mencionamos anteriormente, isso é algo que precisa ser conversado com o médico.

No entanto, as duas formas básicas para lidar com a endometriose são a cirurgia e o uso de remédios.

  • Cirurgia

A cirurgia é o método mais utilizado pelos médicos. Basicamente, seu objetivo é remover as células do endométrio que estejam presas em outras áreas do corpo. O que faz com que o funcionamento orgânico da mulher volte ao normal em, pelo menos, 50% dos casos.

  • Remédios

O uso de medicamentos é indicado quando a doença não está em nível tão avançado ou a cirurgia não é possível. Os fármacos agem controlando os sintomas da endometriose e impedindo que ela progrida.

Agora você já sabe que quem tem endometriose pode sim engravidar. Contudo, para que isso ocorra é preciso consultar um médico para definir com ele qual será o tratamento mais indicado na resolução do problema.

Se tiver gostado do artigo de hoje, compartilhe-o nas redes sociais e deixe sua opinião aqui nos comentários!

Comentários:
Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo