ArtigosBebê

Sono do Bebê de 1 Ano – O que Você Precisa Saber?

Descubra como funciona o ciclo de vigília e descanso dos pequenos e melhore o cuidado com seu filho

Você sabe como funciona o sono do bebê de 1 ano? Muitos pais ficam perdidos nesse assunto e não sabem se os filhos estão dormindo além da conta ou uma quantidade muito pouca. Tendo isso em mente, resolvemos criar o post de hoje.

Ao longo do texto, vamos explicar os principais aspectos que estão ligados ao ciclo do sono das crianças pequenas. Siga com a leitura!

O sono do bebê de 1 ano

Quando completa 12 meses de vida, o bebê precisa de 11 a 13 horas de sono, o que já inclui uma soneca durante o dia. Nesse período, ele já consegue diferenciar os períodos diurno e noturno, o que faz os pais acreditarem que a rotina será mais tranquila.

No entanto, um estudo feito no Canadá, pela Universidade de Regina, quebrou tal expectativa. Afinal, ele mostrou que mais de 70% das crianças nessa fase ainda acordam durante a noite.

Sendo assim, é importante estar preparado para lidar com situação sem entrar em desespero. E vamos explicar como fazer isso no último tópico.

A regressão do comportamento na hora de dormir

Regressão do comportamento é o nome dado quando os hábitos mudam para um estágio anterior ao que era esperado. Nos bebês, isso é muito comum de ocorre em relação ao sono.

Quando estão com 1 ano, os pequenos enfrentam um desenvolvimento muito acelerado. Assim, podem enfrentar pequenas crises ao lidar com toda essa transformação.

Então, querem explorar novas habilidades o tempo todo, como andar, e evitam dormir. Porém, ficam cansados como o estímulo e acabam irritados. Estão curiosos para conhecer o mundo novo, mas ainda sentem medo de desgrudar da mãe, algo que ocorre enquanto dormem.

A rotina para o sono do bebê de 1 ano

Existem muitas maneiras de lidar com todas as mudanças que seu filho enfrenta aos 12 meses. As apresentadas abaixo, com certeza, vão ajudá-lo a ficar mais tranquilo durante a noite e, assim, dormir melhor.

Crie uma rotina do sono

Ações repetitivas geram previsibilidade e fazem a criança entender o ambiente com o qual está lidando. Isso contribui para deixá-la mais calma. Sendo assim, crie práticas iguais todas as noites, antes de colocar seu filho no berço.

Proporcione um ambiente relaxante para o bebê

Temperatura amena, pouco barulho e luzes baixas são componentes essenciais para uma boa noite de sono. Então, certifique-se que o quarto esteja ajustado da melhor forma possível.

Organize as atividades estimulantes durante o dia

Como já mencionamos, as crianças de 1 ano vivenciam muitas novidades em suas vidas. Sendo assim, você precisa estimular essa descoberta, porém do jeito certo.

Então, brinque bastante com seu filho ao longo do dia, mas vá reduzindo a quantidade de estímulos com o passar das horas. Isso vai ajudá-lo a desacelerar, além de evitar que fique extremamente cansado. Ou seja, mais relaxamento e menos irritação na hora do sono.

Diante de tudo o que explicamos, perceba que ainda vai demorar um pouco para seu bebê dormir a noite inteira. Porém, não desanime. Com o tempo e uma rotina adequada, ele vai organizar o ciclo de sono e todos da família poderão descansar cada vez melhor.

E o seu filho, como se comporta na hora de dormir? Conte para a gente aqui nos comentários. Estamos curiosos!

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo