ArtigosBebêDicas

Sono do Bebê – Mitos e Verdades que Você Precisa Conhecer

Esclareças suas principais dúvidas e melhore o bem-estar do seu filho

Quais são as suas dúvidas sobre o sono do bebê? Sabemos que esse é um assunto que preocupa a maioria dos pais e gera muitas informações desencontradas.  Por isso, no artigo de hoje, vamos listar os 7 principais mitos e verdades sobre o assunto.

Dessa maneira, siga com a leitura e descubra como ajudar seu filho ou sua filha a dormir melhor.

1. O sono do bebê é prejudicado quando ele dorme de barriga cheia: verdade

Quando o estômago da criança está muito alimento, seja papinha ou apena o leite, isso causa desconforto e prejudica o sono. Além do mais, mamar logo antes de dormir pode fazer com que o bebê regurgite o líquido e acaba asfixiado.

Desse modo, o ideal é fazer a alimentação, de uma a duas horas antes do soninho.

2. Dormir em frente à televisão não prejudica a criança: mito

Na verdade, passar muito tempo na frente na televisão, por si só, não é positivo. Isso porque a luz emitida pelo aparelho dificulta o relaxamento e tira a vontade de dormir.

Além do mais, dependendo do que o pequeno esteja vendo, é possível que ele fique superestimulado e acabe adormecendo sem a tranquilidade necessária para descansar.

3. O cérebro do pequeno descansa na hora do sono: mito

O nosso cérebro, seja enquanto adulto ou criança, nunca descansa. Ele permanece ativo o tempo inteiro, porém, no período noturno, acaba desempenhando outras funções. Entre elas podemos citar a liberação do hormônio do crescimento e a fixação da memória.

4. A rotina ajuda a melhorar o sono do bebê: verdade

Muitas vezes, os pais reclamam que o sono do bebê é agitado ou que é extremamente complicado colocar o filho para dormir. Porém, é preciso observar se essa criança tem uma rotina para esse momento do dia.

Quando se cria passos para relaxar o pequeno algum tempo antes de, efetivamente, colocá-lo para dormir esse processo torna-se muito mais simples. Dessa maneira, crie hábitos em sua casa e verá que, depois de um tempo, o bebê irá associar o momento do sono mais facilmente.

5. Terror noturno é o mesmo que pesadelo: mito

Terror noturno é um tipo de transtorno, que afeta cerca de 3% das crianças no Brasil. Ele se caracteriza pelo um momento de despertar inconsciente, no qual o bebê chora, grita, fica com a respiração e o coração acelerados e, depois, volta a dormir como se nada tivesse ocorrido.

O pesadelo, em contrapartida, é um sonho conturbado, que causa ansiedade e medo, fazendo, muitas vezes, o pequeno despertar do sono.

6. O bebê recém-nascido pode trocar o dia pela noite: verdade

Assim que a criança nasce e até os três meses, mais ou menos, ela não consegue diferenciar o dia da noite, por isso acorda em horários irregulares. Para ajudar o pequeno criar essa consciência mais facilmente, é importante estabelecer uma rotina e adotar práticas como:

  • deixar a casa bem iluminada durante o período matutino e mantê-la na penumbra à noite;
  • deixar a criança ouvir todos os barulhos rotineiros do dia e diminuir os sons à medida que for escurecendo.

7. O sono do bebê só é tranquilo se a casa estiver em silêncio total: mito

Na verdade, o ambiente deve estar calmo, sem televisão alta ou conversas em um tom elevado. Porém, não é necessário silêncio absoluto para que o pequeno fique relaxado.

Como deu para conferir, existem muitas questões envolvendo o sono do bebê, certo? Dessa maneira, é preciso ficar atento a cada uma delas e buscar sempre novas informações para dar o máximo de conforto e tranquilidade ao seu filho ou sua filha.

Caso tenha achado o texto de hoje útil, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. Até breve!

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo