GravidezTestes

Teste de Gravidez com Pasta de Dente Funciona?

Será que o teste de gravidez com pasta de dente funciona de verdade? Você confere agora!

Já pensou em fazer um teste de gravidez com pasta de dente? Será que isso funciona? Ao longo do texto de hoje, vamos abordar esse assunto. Portanto, se estiver curioso sobre o tema, não deixe de conferir o conteúdo e esclarecer suas principais dúvidas.

Como fazer o teste de gravidez com pasta de dente?

O procedimento para realizar o teste é super simples e demora apenas alguns minutos. Antes de tudo, no entanto, separe os seguintes itens:

  • tubo de pasta de dente branca;
  • urina colhida na hora;
  • dois copos descartáveis;
  • palito de madeira ou talher de plástico.

Agora, coloque uma pequena quantidade de pasta dentro de um dos copos. Depois, faça xixi no outro recipiente, enchendo em torno de dois dedos. O próximo passo é derramar a urina em cima da pasta. Basta colocar apenas algumas gotas do líquido e misturar com o palito ou o talher.

Avaliando o resultado

Ao completar todas as etapas citadas anteriormente, chegou o momento de analisar o resultado. De acordo com a cultura popular, o teste de gravidez com pasta de dente terá resultado positivo caso ocorram uma das seguintes reações:

Sono do Bebê

  • a pasta espumar;
  • a pasta ficar com uma coloração azulada.

Se nada disso ocorrer, significa que você ainda não será mamãe.

O teste de gravidez com pasta de dente funciona?

Tudo o que explicamos até o momento está baseado nos relatos populares de diferentes mulheres, porém sem nenhuma comprovação científica.

Na verdade, os médicos e estudiosos dizem que esse teste caseiro não tem nenhum fundamento. Isso porque não consegue analisar  a presença do hormônio hCG, produzido pelo organismo durante a gravidez.

De acordo com Elisa Maria Russo, que é farmacêutica e professora da USP, as reações citadas no tópico anterior  resultam apenas de processos químicos aleatórios.

As reações químicas do teste

Levando em conta análises laboratoriais, existem explicações científicas para as alterações que as mulheres percebem ao realizar o teste de gravidez com pasta de dente.

Em primeiro lugar, a coloração azul que surge no produto é resultado do contato da urina com o carbonato de cálcio presente nas pastas. Já a espuma, outra característica que indicaria a gestação, apenas é uma reação simples decorrente da acidez da urina em contato com a alcalinidade da pasta.

Fora isso, é importante levar em conta os componentes presentes no xixi de cada pessoa, que podem variar de acordo com alimentação ou estado de saúde. Bem como existem variações na composição das diferentes pastas dentais.

Todos esses fatores em conjunto acabam gerando resultados diferentes nas mulher.

A confirmação real de uma possível gestação

Agora você já sabe que o teste de gravidez com pasta de dente não oferece nenhuma confiabilidade técnica. Afinal, ele apenas gera reações químicas aleatórias, o que pode levar você a obter resultados completamente errados.

Sendo assim, sempre procure por um exame de farmácia ou vá ao médico caso desconfie de uma possível gestação. Isso lhe dará garantias reais de que um bebê está ou não sendo gerado.

Caso queira fazer um teste caseiro, no entanto, utilize-o apenas como passatempo ou uma brincadeira para controlar a ansiedade.

E então, gostou do texto de hoje, escreva sua opinião aqui nos comentários!

Comentários:

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo