ArtigosDicasExame

Ultrassom com Doppler x Ultrassom Normal – Qual a Diferença?

Um exame indolor e importante em diversas situações, principalmente na gravidez

Você já ouviu falar em ultrassom com Doppler? Esse é um exame que ajuda na detecção prévia de doenças relacionadas à circulação sanguínea.

Além disso, é muito importante durante o período gestacional e deve fazer parte do pré-natal de toda mãe.

Para entender melhor como funciona o exame, siga com a leitura do post. Ao longo dos tópicos, vamos esclarecer suas principais dúvidas sobre o assunto. Aproveite!

A diferença entre o ultrassom com Doppler e o ultrassom tradicional

O ultrassom funciona por meio de ondas sonoras de alta frequência que, ao entrarem em contato com superfícies sólidas, geram imagens. No caso do exame com Doppler, ele capta também os vasos sanguíneos do corpo, sendo útil para identificar uma série de alterações sistêmicas.

A análise tradicional e com Doppler são feitas da mesma maneira, de modo não invasivo e indolor. A diferença aparece no equipamento usado.

Afinal, este último consegue captar, por meio de imagens coloridas, o fluxo sanguíneo de diversas partes do corpo.

Em geral, não é preciso fazer nenhuma preparação para realizar o exame, que pode ser feito em consultório médico ou hospital especializado.

Algumas vezes, no entanto, é preciso tomar medicação antigases ou ficar em jejum. Porém, tudo depende da orientação médica.

A importância do ultrassom com Doppler na gravidez

Durante o período gestacional, o Doppler deve ser solicitado pelo médico pelo menos duas vezes. Uma delas na metade da gravidez, e a outra perto do momento do parto. Contudo, não há nenhuma contraindicação para o exame ser feito nas primeiras semanas da gestação.

A importância dele para a mãe e o bebê é enorme. Afinal de contas, por meio do ultrassom com Doppler é possível:

  • verificar a circulação sanguínea da gestante e do feto;
  • observar possíveis dilatações e estreitamento dos vasos;
  • analisar se o bebê está recebendo a quantidade correta de aminoácidos pela placenta;
  • evitar complicações em gestantes hipertensas;
  • identificar o aparecimento de trombose;
  • observar o aparecimento de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia na mãe;
  • verificar o crescimento da criança e a formação de seus órgãos internos, entre outras coisas.

Pode ser do seu interesse: Com Quantos Dias Aparecem os Sintomas de Gravidez?

As demais situações nas quais o exame deve ser utilizado

Mesmo sendo muito importante durante a gravidez, essa não é a única situação na qual o ultrassom com Doppler é solicitado. Na verdade, ele pode ser indicado para observar em detalhes diversas partes do corpo, como pernas, estômago, pescoço etc.

A seguir, você confere algumas das principais situações nas quais o exame é útil.

Má circulação das pernas

Problemas como insuficiência venosa ou arterial nos membros inferiores, estreitamento dos vasos sanguíneos, varizes e risco de trombose são detectados pelo Doppler.

Problemas na tireoide

Esse tipo de ultrassom também é útil para verificar os vasos sanguíneos da glândula da tireoide. Assim, podem ser identificados nódulos e programadas punções no local.

Problemas nas artérias (aorta e carótida)

A aorta é a principal artéria do corpo. Ela sai do coração e irriga com nutrientes as demais veias e artérias do organismo.

Já as carótidas são as responsáveis por levar o sangue do coração para o cérebro. Quando apresentam alguma alteração, pode surgir o AVC, o chamado acidente vascular cerebral.

O ultrassom com Doppler serve para identificar obstrução, dilatação ou estreitamento em qualquer um desses vasos sanguíneos, prevenindo o desenvolvimento de doenças mais graves.

Diante de tudo o que explicamos, você deve ter percebido como o Doppler é um importante recurso no cuidado com a saúde, mais ainda durante a gestação. Sendo assim, não deixe de realizar esse procedimento quando for solicitado.

Pode ser do seu interesse: Remédio Para Engravidar Funciona?

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Escreva aqui nos comentários que vamos respondê-la.

Comentários:
Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo