ArtigosDicas

Benefícios da Shantala Para o Bebê

Os benefícios da shantala para os bebês são muitos, como por exemplo, menos cólica, mais tranquilidade e um sono bastante tranquilo, os pais devem aprender essa massagem muito antes de o bebê nascer, pois esta técnica indiana deve ser aplicada logo no primeiro mês de vida.

Conheça os principais benefícios da técnica indiana

A shantala pode trazer muitos benefícios para o bebê, e deve deixá-lo relaxado por muito mais tempo, além de proporcionar um vínculo entre pais e filhos.

Essa massagem é milenar e de origem indiana. A  shantala também tem a função de harmonizar algum desconforto físico.

Vamos mostrar a seguir, os diversos benefícios que esta massagem pode proporcionar ao seu bebê.

  • Traz alívio para as cólicas

Os bebês têm um aparelho digestivo muito imaturo, e por conta disso, podem acabar tendo cólicas, os movimentos da shantala podem auxiliar no relaxamento da musculatura abdominal. Com isso, fica fácil reduzir as dores, gases e prisão de ventre.

  • Otimiza o sistema imunológico

A shantala ajuda no desenvolvimento das células de defesa do organismo da criança, e aumenta a proteção contra doenças infecciosas que podem afetar o corpo quando a imunidade estiver baixa.

A Escola de Medicina da Universidade de Miami revelou que as crianças que recebiam a shantala, apresentavam melhoras no sistema linfático.

  • Pode proporcionar uma maior consciência corporal

Os bebês que nasceram por meio da cesária, podem acabar sentindo mais carência, por isso, a shantala pode aproximar ainda mais devido ao contato físico.

Por sentir o toque materno, o bebê ganha uma consciência corporal benéfica para seu desenvolvimento.

  • Ajuda a desenvolver bebês prematuros

Os bebês prematuros adquirem mais estabilidade da temperatura corporal, quando recebem a shantala logo nos primeiros momentos de vida.

O profissional é quem deve indicar esta massagem para os bebês quando já estiverem no primeiro mês de vida.

Quem trouxe a shantala para o Ocidente?

Como já se sabe, a shantala é uma massagem de origem indiana e é praticada há milênios. Porém, o  obstetra Frederick Leboyer realizou uma viagem para o Oriente nos anos 70, e então conheceu de perto os benefícios da shantala.

É recomendado fazer esta massagem ainda no primeiro mês de vida porque os pontos de energia do bebê estão em fase de formação. Os pais podem aplicá-la em casa, após aprender a técnica em cursos especializados.

Em cidades como São Paulo, podemos encontrar boas clínicas especializadas em massagem que oferecem este tipo de curso para pais de primeira viagem, ou mesmo online é possível encontrar ótimas escolas.

Peça orientações médicas

Cuidar da saúde do bebê é fundamental nos primeiros meses de vida, por isso, se houver algum problema nunca deixe de consultar o pediatra.

Lembre-se de ter cuidado também com a alimentação, esta é primordial para o desenvolvimento da criança.

Se possível, dê o leite materno para seu filho, pois este leite tem propriedades naturais que pode livrar de muitas doenças fatais, e deixa o sistema imunológico mais fortalecido.

Conclusão

Conceda os benefícios da shantala ao seu bebê, para que ele possa crescer forte, saudável, e com uma boa gestão emocional.

A shantala proporciona uma melhor aproximação entre pais e filhos, por isso, é muito importante aprender esta técnica.

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo