DicasGravidez

O Que é Data da Concepção? – Aprenda Como Calcular a Sua

Se você está grávida e quer saber a data da concepção do seu bebê acompanhe este artigo que vamos explicar tudo sobre isso.

Para quem não sabe, o mês da concepção nada mais é do que o início exato da gravidez, ou seja, o dia em que o espermatozoide fertilizou o óvulo.

Saber o mês da concepção te dá uma ideia muito precisa do mês que engravidou e aproximadamente o dia.

Toda mulher deseja saber desses detalhes que já é um momento muito importante na vida de todas elas.

Se você é uma dessas mamães corujas, vamos te ajudar a saber como calcular o mês da concepção do seu bebê.

Normalmente o resultado do cálculo do mês da concepção é tido em um intervalo de 10 dias, ao invés de um dia específico, haja vista que, é nesse período que deverá ter acontecido a fertilização do óvulo.

Data da Concepção: Calculando a Data Exata

Existem duas formas principais para calcular o período do mês da concepção:

1. Calculando o Mês da Concepção Através da última Menstruação

A fecundação normalmente acontece entre 11 a 21 dias depois o primeiro dia da menstruação.

Dessa forma, já sabendo qual foi o primeiro dia da última menstruação, você poderá ter uma ideia mais precisa e estimar um período de 10 dias, período onde ocorreu a concepção.

Para ter este cálculo em mãos, basta apenas somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.

Assim: se o último dia de sua menstruação foi no dia 5 de Março, o mês da concepção também terá sido em Março entre os dias 16 e 26.

2. Calculando Através da Data do Parto

Essa técnica é parecida à do cálculo através da data da última menstruação. Porém, algumas mulheres não se lembram do último dia sua menstruação.

Por causa disso quando o médico estipula a data do parto é possível saber quando foi o primeiro dia da última menstruação e, por conseguinte o mês da concepção.

Normalmente um médico faz uma estimativa do parto para 40 semanas depois do primeiro dia da última menstruação e é por causa disso que se retira essas 40 semanas à data prevista para o parto nota-se a data do primeiro dia da última menstruação antes da gestação.

Agora que já sabe disso fica mais fácil calcular o período de 10 dias para a concepção somando 11 a 21 dias a essa data.

Sendo assim, se tomarmos como exemplo uma mulher com sua data estimada do parto para o dia 10 de Novembro, é só diminuir 40 semanas para saber o possível primeiro dia da última menstruação que neste este exemplo será o dia 3 de Fevereiro.

Com essa data em mãos é só juntar os 11 e 21 dias para saber o intervalo de 10 dias para a concepção que poderá ter sido então entre os dias 14 e 24 de Fevereiro.

 

Comentários:
O Que é Data da Concepção? – Aprenda Como Calcular a Sua
3.3 (66.67%) 3 votos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo