Calculadoras

Calculadora de Gravidez – Calculadoras e Tabelas Para Sua Gestação

Você sabe definir com precisão quantas semanas o seu bebê tem? Parece uma pergunta um tanto óbvia, mas isso gera dúvidas em muitas mães. Por essa razão, existem várias formas de fazer esse cálculo. Aqui vamos apresentar as principais delas, incluindo a calculadora de gravidez e a ultrassonografia. Segue aqui com a gente e descubra quando seu filho (a) chega ao mundo.

Calculadora de gravidez

Esse é o método mais simples de calcular seu tempo de gestação e é algo que pode ser feito em casa. No entanto, para usar a calculadora de gravidez você precisa saber de uma coisa: a data em que a sua última menstruação começou.

De posse desse dado você vai contar no calendário com quantas semanas seu bebê está. O primeiro dia do cálculo corresponde ao da menstruação. Nós sabemos que isso é estranho, afinal, o mais lógico seria fazer o cálculo a partir da relação sexual, não é mesmo? A resposta é “não”.

A questão é que o espermatozoide pode sobreviver até cinco dias dentro do corpo da mulher — sendo que a média é entre dois e três dias. Assim, antes ou após a ovulação pode ocorrer o processo de fecundação. Por isso, o mais seguro é optar pela data da menstruação.

Altura uterina

Se você não tem os dados sobre seu ciclo menstrual não poderá usar a calculadora de gravidez. Nesse caso, uma opção é medir o tamanho da sua barriga. Isso precisa ser feito pelo médico. Ele vai calcular a distância da parte superior de um osso acima da vagina até o topo do útero.

Esse não é um método 100% preciso, mas dá uma boa estimativa. Em geral, cada centímetro de altura corresponde a uma semana de gravidez. Assim, 24 cm quer dizer que o bebê está com 24 semanas, ou seja, seis meses. Para o cálculo é levado em conta uma variação de erro de 3 cm para mais ou para menos.

Exame de sangue

O exame de sangue leva em conta os níveis de uma substância chamada HCG ou hormônio gonadotrofina coriônica humana. Esse índice varia quando você está grávida e se altera durante a gestação.

Existem tabelas que listam as taxas de HCG e a corelação delas com as semanas de gestação, porém o resultado não é muito confiável. O motivo é que, geralmente, ocorrem variações hormonais entre as mulheres.

Ultrassonografia

Junto com o método da calculadora de gravidez, o ultrassom é a forma mais eficaz de contar as semanas de gestação. Ele pode ser feito ao longo de toda a gravidez e ainda exibe uma imagem do feto, algo que encanta os pais.

Apesar de a ultrassonografia ser muito solicitada, ela também tem uma margem de erro e isso aumenta ao longo do tempo. Assim, no primeiro trimestre o erro pode ser de três a quatro dias. No segundo trimestre, ele já passa para seis a dez dias. Por fim, nos três últimos meses, o erro pode chegar a 26 dias.

Entre todas as opções listadas, a forma mais simples e eficaz de saber quando seu bebê vai nascer é usando a calculadora de gravidez. Como ela utiliza o ciclo menstrual, é sempre importante se manter atenta a esse processo.

Se além do tempo de gestação, você também quiser saber qual será o sexo do bebê faça o teste na nossa tabela aqui embaixo.

Veja também: Tabela Chinesa Para Saber o Sexo do Bebê

Aviso

 

Comentários:
Calculadora de Gravidez – Calculadoras e Tabelas Para Sua Gestação
5 (100%) 2 votos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo