CalculadorasGravidez

Calculadora de Ovulação – Saiba quando será a sua

​Se você está querendo saber mais sobre sua saúde feminina, estão esta matéria é para você.
Entender os passos de um ciclo tão importante é fundamental quando se está querendo engravidar.

Nós, disponibilizamos uma calculadora de ovulação para você saber direitinho quando ela ocorrerá, mas para isso, entenda um pouco mais sobre o que é ovulação.

O que é ovulação?

Durante o ciclo menstrual, a ovulação ocorre quando um ovário libera um óvulo. Até então, a célula era armazenada em um folículo ovariano, que se desenvolveu durante a primeira fase do ciclo (fase folicular).

Este passo é essencial para a reprodução: sem ovulação, sem gravidez possível. O processo de ovulação começa no final da puberdade, quando as primeiras regras aparecem.

A mulher já tem todos os seus ovos desde o nascimento. Em cada ciclo menstrual, em teoria, um óvulo é expelido do ovário.

O óvulo é fecundável por cerca de 24 horas. Ele seguirá os movimentos criados na trompa de falópio que irá lentamente direcioná-lo para o útero.

Se os espermatozoides estão neste momento no tronco, pode haver fertilização. O ovo assim formado continua sua jornada, alimentado pelo fluido tubário.

Chega então ao útero, onde se implanta na membrana mucosa (o endométrio), muito rica em vasos sanguíneos que o alimenta com oxigênio e glicogênio. Esse processo dura de 6 a 12 dias.

Se não houver fertilização, o ovo se desintegrará durante sua jornada até o útero. O ciclo menstrual continuará até as seguintes regras.

Quando ocorre a ovulação?

Não é difícil calcular a data da ovulação. De fato, ocorre no final da fase folicular. No entanto, isso varia em cada mulher, dependendo de seu ciclo ser regular ou não.

Ciclo normal: a ovulação ocorre +/- no mesmo dia em cada ciclo.

Ciclo irregular: a ovulação ocorre em diferentes momentos de um ciclo para outro.

A segunda fase do ciclo menstrual (a fase lútea) começa após a ovulação. Regular, dura na maioria das vezes 14 dias.

Período de Fertilidade

O período de fertilidade dura cerca de 6 dias: os 5 dias antes da ovulação e o dia da ovulação em si. A fertilização não pode ocorrer fora do período de fertilidade.

No entanto, uma vez que a data da ovulação não pode ser prevista com certeza, esse intervalo pode começar mais cedo ou mais tarde de um ciclo para o outro.

A ovulação é um fenômeno fisiológico que faz parte de todo um processo de preparação do corpo feminino para a gravidez: o ciclo menstrual.

Se você está tentando engravidar ou não, ou ainda não pode utilizar nenhum contraceptivo, você pode usar a calculadora de ovulação.

É por isso que separamos para você a calculadora de ovulação, para que possa prever este evento e assim, aumentar suas chances de engravidar ou não.

Nota: Se você deseja evitar uma gravidez, é bom se precaver de forma eficaz, pois o ciclo varia de mulher para mulher.

 

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo