ArtigosDicas

Cardápio Para Gestante – Como Montar Passo a Passo

O cardápio para gestante deve ser seguido à risca, afinal, a saúde da mãe e do filho devem ser preservadas acima de tudo.

Em todas as refeições, a futura mamãe deve ficar atenta ao que vai comer, para não refletir de maneira negativa ao desenvolvimento da criança ainda no útero.

Dicas para montar um cardápio para gestante

Uma boa alimentação proporciona um ganho de peso adequado para o bebê e a gestante, e ainda evita doenças como a diabetes gestacional que representa um risco à saúde da mãe e do bebê.

Confira como deve ser um cardápio ideal para uma gestante que queira se manter saudável ainda na sua gravidez, veja a seguir dicas para montar todas as refeições:

Café da manhã

Um bom café da manhã deve ter proteínas e fontes de cálcio, para gestantes com intolerância a lactose, recomenda-se substituir o leite por leite de soja enriquecido com cálcio.

Os carboidratos indicados são cereais, pão integral, granola, e aveia. Podemos incluir também, uma porção de frutas.

Lanche da manhã

Neste intervalo entre o café e o almoço, podemos comer apenas frutas e uma barrinha de cereal. Este tipo de pequena refeição, é indicada para matar a fome que pode surgir antes do almoço.

Almoço

Um almoço que é perfeito deve ter uma porção de carboidrato, porção de proteína vegetal, e uma porção de proteína animal.

Para as grávidas, é orientado o consumo de uma fruta cítrica para ajudar a absorver o ferro que está presente dentro das proteínas vegetais.

Lanche da tarde

Neste período do dia, podemos consumir um suco de frutas, ou com vitamina batida, devemos incluir um pão integral com queijos e frios magros.

Jantar

À noite, temos que acrescentar uma porção de carboidratos, de proteína vegetal e animal, cerca de 2 a 3 pires de legumes cozidos, e uma porção de frutas.

Lanche da noite

Para não interferir na qualidade do sono, temos que tomar um copo de leite desnatado, ou um iogurte com torradas integrais. Podemos comer também qualquer queijo do tipo Polenguinho.

Peça orientações de um nutricionista

Se a sua gravidez requer cuidados, informe ao seu nutricionista qual seu histórico familiar, como alergias ou doenças de sangue, por exemplo.

Com base nos resultados dos exames de sangue, este profissional pode te passar um cardápio personalizado que atenda às suas necessidades.

Leia a tabela nutricional

Antes de elaborar o cardápio da semana, consulte a tabela nutricional dos alimentos, pois nesta tabela encontramos informações sobre a quantidade de sódio, quais substâncias foram utilizadas para a fabricação, etc.

Para mamães que são alérgicas a alguma substância, uma atitude como esta pode salvar a sua vida e a do bebê.

As mamães que são hipertensas, por exemplo, deve analisar a quantidade de sódio que está presente em alimentos que são considerados saudáveis, mas que se consumidos em excesso podem prejudicar a saúde.

Conclusão

Um cardápio para gestante é saudável para a vida toda, por isso, os alimentos devem ser bem escolhidos. Se deseja saber sobre outras dicas para gestantes, fique sempre de olho em nosso blog.

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo