Artigos

Dicas Para Ensinar as Crianças a se Expressarem Pelo Desenho

Você sabia que desenhar pode trazer inúmeros benefícios às crianças, auxiliando em seu desenvolvimento psicomotor? Por meio de uma folha de papel, os pequenos podem dar asas à imaginação, expressar sentimentos e representar o mundo.

Mas, afinal, como é possível ensinar as crianças a expressarem suas emoções e pensamentos sobre o mundo por meio do desenho? Fazer isso é muito fácil, haja vista que já temos uma propensão a essa atividade na infância.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, oferecemos algumas dicas úteis para quem deseja mostrar às crianças como é possível utilizar a folha em branco e o lápis para expressar sentimentos e ideias. Acompanhe na leitura!

Dicas para ensinar as crianças a se expressarem pelo desenho #1: ensine-as a utilizar o material

Antes de qualquer coisa, você precisa mostrar para as crianças como elas podem utilizar o material presente nos estojos de desenho.

Para isso, utilize uma folha de papel e rabisque-a com os lápis de cores e as canetinhas, usando-os um de cada vez. Desenhe formas simples, como círculos e retângulos, de maneira que a criança perceba que pode fazer o mesmo com os materiais de desenho.

No entanto, não precisa exagerar nas orientações. Quanto mais liberdade você der, mais as crianças se sentirão estimuladas a usarem os materiais de desenho. Por isso, evite fazer muitas restrições e proibições.

Dicas para ensinar as crianças a se expressarem pelo desenho #2: descubra o que os desenhos querem dizer

Muito mais proveitoso do que ensinar técnicas ou corrigir os “defeitos” dos desenhos, é tentar entendê-los junto com as crianças.

Dessa forma, você não somente demonstrará interesse, como também pode entender o porquê de cada forma ou traço presente no desenho junto com as crianças.

Essa também é uma maneira de fazer sugestões de maneira mais natural, por meio de perguntas sobre o desenho.

Somente para exemplificar, se uma criança mostra o desenho de um elefante sem a cauda, você pode perguntar a ela sobre a ausência dessa parte no desenho.

Assim, você não somente evita que as crianças se sintam desestimuladas diante de críticas, como também respeita a maneira que elas têm de perceber o mundo.

Dicas para ensinar as crianças a se expressarem pelo desenho #3: o desenho como brincadeira em família

Conforme já mencionamos, as crianças são propensas ao desenho pelo fato de este ser também um momento de descontração.

Por esse motivo, ele pode e deve ser uma brincadeira encorajada pelos pais. Estes podem também utilizar os desenhos para se aproximar mais de seus filhos, fortalecendo os laços.

Isso porque os desenhos infantis expressam sentimentos e um modo de compreensão da realidade, servindo como uma espécie de radiografia da vida interior das crianças.

Desse modo, os pais podem fazer perguntas abertas sobre os desenhos, a fim de entender melhor o que se passa com os filhos.

Essa também é uma forma de fazer com que os pequenos tentem pensar sobre aquilo que estão sentindo. Se você quer saber mais sobre a arte do desenho, acesse o site Como Desenhar Bem Feito!

Dicas para ensinar as crianças a se expressarem pelo desenho #4: ensine as crianças a olhar formas e cores

Isso pode parecer um aprendizado irrelevante, mas não é. Por isso, sempre que possível, chame a atenção das crianças para as coisas, indicando suas formas, cores e ruídos.

Aliás, essa é uma atividade muito fácil de fazer. Um simples passeio no parque pode oferecer inúmeras oportunidades de observação do mundo.

Depois de ter feito esse exercício, dê às crianças lápis e papel e deixe-as desenhando sobre tudo o que viram. Em seguida, você pode conversar sobre elas acerca dos desenhos, questionando-as sobre as formas das coisas representadas.

Desenho: uma atividade sob medida para crianças

Assim, podemos concluir que é muito simples ensinar as crianças a pintar e rabiscar, haja vista que elas se sentem muito atraídas por essa atividade.

De fato, não é à toa que começamos a desenhar bem cedo. É por meio dos desenhos que expressamos nossas primeiras emoções e ideias sobre o mundo que nos cerca.

Você pretende encorajar seus filhos a desenhar? Como pretende fazer isso? Comente!

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo