ArtigosGravidezTabelas

Idade Gestacional – Tabela Completa das Semanas e Meses

Como saber a idade gestacional em semanas e meses é a dúvida de muitas mamães que deseja saber com exatidão quando conceberam seus bebês.

Para saber sua idade gestacional, é necessário saber o dia do seu último período menstrual, ou melhor, a Data da sua Última Menstruação (DUM).

Para calcular quantas semanas você está grávida, tente se lembrar de quando seu último período começou. O primeiro dia da sua última menstruação conta como o primeiro dia da sua gravidez.

Algumas mulheres preferem calcular a Idade Gestacional a partir data em que provavelmente iriam ovular durante o mês em que ficaram grávidas.

Isto lhe dará uma data Estimada da Gravidez, que geralmente será cerca de duas semanas após o primeiro dia da Última Menstruação.

Portanto, você terá duas semanas a mais na sua gravidez se ela for calculada de acordo com sua Data da Última Menstruação, em vez da data estimada de sua concepção.

Então, é por isso que e a maioria dos profissionais de saúde lhe dirá que você está grávida há cerca de duas semanas a mais do que realmente esteve.

E se eu não souber a data do meu último período menstrual ou tiver períodos irregulares?

O cálculo para sua Idade Gestacional funciona melhor se o seu ciclo menstrual for regular e os seus períodos forem a cada 28 dias. Se você tem um ciclo menstrual irregular, fica difícil lembrar a Data de sua Última Menstruação.

E se o seu ciclo varia em dias, a contagem desde o primeiro dia da última menstruação pode não lhe dar uma data na qual você possa confiar.

Seu primeiro exame de ultrassom, chamado exame de datação, lhe dará uma data de vencimento mais precisa para o seu bebê.

O médico que realiza este exame medirá seu bebê por inteiro. Isso é chamado de comprimento da garupa da coroa (CRL), e dá uma ideia mais precisa da sua idade gestacional.

Como posso estar grávida de quatro semanas quando estou na quinta semana de gravidez?

Para entender isso, podemos fazer uma analogia. Quando um bebê tem um ano de idade, ele terminou seu primeiro ano de vida.

Isso significa que ele terá um ano de idade durante seu segundo ano de vida. Da mesma forma, quando você completa sua primeira semana de gravidez, você está grávida de uma semana.

Então você estará grávida de uma semana durante sua segunda semana de gestação.

É tudo sobre completar a cada semana – colocando uma semana atrás de você e começando outra. Assim sendo:

Na Sua Primeira Semana Você Está Com Zeras Semanas De Gravidez;

Na Sua Segunda Semana Você Está Grávida De Uma Semana;

Na Sua Terceira Semana Você Está Com Duas Semanas De Gravidez;

Na Sua Quarta Semana Você Está Grávida De Três Semanas;

Na Sua Quinta Semana Você Está Com Quatro Semanas De Gravidez.

Como calcular a gravidez em semanas

Para calcular a gravidez em semanas, você deve anotar a data da última menstruação em um calendário. A cada 7 dias que se passarem, a partir desta data, o seu bebê terá mais uma semana de vida.

Para simplificar vou te dar um exemplo: se o primeiro dia da última menstruação foi no dia 11 de Maio e você fez um teste de gravidez que deu positivo, para determinar a sua idade gestacional, você conta a partir do 1º dia da última menstruação e não a partir do dia em que houve o contato sexual.

Como calcular a idade gestacional em meses

De acordo com o Ministério da Saúde (MS) para saber a idade gestacional em meses, basta converter as semanas, assim:

1º Trimestre 1 mês até as 4 semanas e meia de gestação

1º Trimestre 2 meses 4 semanas e meia a 9 semanas

1º Trimestre 3 meses 10 a 13 semanas e meia de gestação

2º Trimestre 4 meses 13 semanas e meia de gestação a 18 semanas

2º Trimestre 5 meses 19 a 22 semanas e meia de gestação

2º Trimestre 6 meses 23 a 27 semanas de gestação

3º Trimestre 7 meses 28 a 31 semanas e meia de gestação

3º Trimestre 8 meses 32 a 36 semanas de gestação

3º Trimestre 9 meses 37 a 42 semanas de gestação

O que é um trimeste?

Trimestre significa “três meses”. Como a maioria das gestações tem cerca de nove meses de duração, cada gravidez é dividida em três trimestres.

Esta é apenas uma maneira útil de descrever as mudanças que estão acontecendo em seu corpo.

 

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo