Menino ou MeninaTabelas

É Menino ou Menina – Como Saber o Sexo do Bebê?

O período da gestação é recheado de expectativas: “como será o rosto do bebê?”, “quando vai ser o parto?” e, um dos mais comentados, “vai ser menino ou menina?”. Todas essas dúvidas passam na cabeça dos pais, mas hoje você vai esclarecer pelo menos uma delas: a que trata do sexo da criança.

Então, vem com a gente entender um pouco mais sobre o processo de fecundação. Segue com a leitura.

Menino ou menina: a determinação genética dos cromossomos

O corpo humano possui 46 cromossomos, ou seja, estruturas de DNA que carregam informações do sexo biológico e também heranças genéticas. Em um organismo saudável, existem 23 pares de cromossomos, sendo que apenas um deles é o responsável pela questão sexual.

O último par é identificado pelas letras X e Y e é a união delas que vai determinar se um bebê será menino ou menina. Sendo assim, as opções disponíveis são XY e XX, respectivamente.

O momento da fecundação

O óvulo presente no corpo feminino produz apenas cromossomos do tipo X. Desse modo, cabe aos espermatozoides do pai determinarem o sexo biológico da criança. Afinal, o homem pode oferecer a carga genética X e Y.

Quando, finalmente, espermatozoide e óvulo se encontram ocorre o processo da fecundação e, nesse exato momento, o bebê já tem um sexo definido. O problema é que isso ainda não está visível. O motivo é que nos estágios iniciais da vida homem e mulher têm o mesmo corpo.

O desenvolvimento dos órgãos sexuais

À medida que a gestação evolui, os órgãos sexuais começam a se formar no feto, diferenciando-se de forma externa. Nas meninas os ovários se desenvolvem e surge o clitóris. Nos meninos este órgão se alonga formando o pênis e aparecem os testículos. Estes crescem na mesma posição em que os ovários e vão para a bolsa escrotal somente após o nascimento.

O processo de diferenciação sexual começa apenas a partir do quinto mês de gestação. Nesse momento você consegue fazer um exame de ultrassom e verificar se o seu bebê será menino ou menina.

A tabela chinesa

Caso você seja uma mãe mais impaciente e não queira esperar cinco meses para saber o sexo da criança, uma dica é utilizar a tabela chinesa. Esta é uma técnica antiga — existe desde os anos de 1600 — e simples de ser realizada.

Ela funciona cruzando informações da sua idade lunar com o mês de concepção do feto. Depois basta ver a marcação indicada em uma tabela e descobrir se a sua gravidez é de um menino ou menina. A técnica não é precisa, mas tem 50% de chances de acerto.

Atenção: para calcular a idade lunar é preciso somar +1 à sua idade normal. Se tiver nascido em janeiro ou fevereiro isso não é necessário. Leve em conta o seu nascimento sempre com nove meses. Ou seja, se você nasceu em dezembro e de oito meses, considere o aniversário como se fosse em janeiro, por exemplo.

Tabela Chinesa Verdadeira e Original

Gostou das informações do post? Então, aproveite e descubra agora se o seu bebê é menino ou menina. Você pode baixar a tabela chinesa aqui no link ou acessar abaixo a nossa calculadora e conferir o resultado na hora. Até mais!

Aviso

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo