ArtigosCalendáriosGravidez

Minha Menstruação Veio Antes do Dia, Posso Estar Grávida?

Em geral, as mulheres estão habituadas aos ciclos que atrasam, porém a maioria fica surpresa quando a menstruação vem adiantada

A menstruação é um reloginho para as mulheres. Assim, em determinada semana do mês, elas já sabem o que esperar. Porém, em algumas situações, a chegada do fluxo pode virar uma surpresa, o que leva à seguinte pergunta: “minha menstruação veio antes do dia, posso estar grávida?”

A resposta a esse questionamento tende a gerar muita ansiedade, seja por conta de um resultado positivo ou negativo. Então, que tal saber mais informações sobre o assunto? Siga com a leitura!

Minha menstruação veio antes do dia, posso estar grávida?

O atraso da menstruação é comum para grande parte das mulheres. Entretanto, quando o fluxo vem antes da hora, a sensação de estranheza é grande e logo surgem suspeitas de que algo está errado.

Porém, nem todo adiantamento menstrual deve ser considerado um problema. Inclusive, isso é um processo comum e que pode ocorrer em qualquer mês do ano. Na verdade, para entender se você pode estar grávida, é preciso analisar seu ciclo menstrual como um todo. Afinal, ele apresentar muitas informações úteis sobre gestação e saúde de forma geral.

As fases da menstruação

A estimulação hormonal trata-se da primeira fase. Ela começa logo após o término da menstruação e representa o momento no qual os folículos começam a ser estimulados, passando a crescer dia após dia.

A segunda fase começa quando o folículo dominante está grande o suficiente, o que leva a outra ação hormonal. Aqui, a mulher comece a secretar uma maior quantidade de estrogênio, tendo um pico de LH (hormônio luteinizante) e iniciando a ovulação.

Por fim, na terceira fase, após o período fértil cessar, o corpo passa a secretar outro hormônio conhecido como progesterona. Assim, tem-se início a fase lútea, pode durar de 11 a 18 dias. Seu tempo total varia de acordo com cada organismo feminino.

O que leva a menstruação a vir antes do dia?

Bem, vários fatores podem fazer com que sua menstruação chegue antes da hora, porém a gravidez não é um desses motivos. Afinal, o fluxo adiantado acontece porque uma das fases foi mais curta que o esperado.

Em ciclos regulados, tanto a fase proliferativa quanto lútea duram o mesmo tempo, mantendo uma constância. Porém, alterações hormonais desencadeadas pelo próprio organismo ou influenciadas por questões externas (ansiedade, doença, brigas, noites mal dormidas etc.) podem modificar o ciclo.

No entanto, na maioria dos casos, a duração reduzida ocorre pela antecipação do período fértil, que dura de 3 até 10 dias. Essa fase é mais sensível e vulnerável a mudanças que as outras duas. Dessa maneira, é ela que mais afeta a duração dos ciclos menstruais, encurtando-os fazendo com que fiquem mais longos

Bem, como vimos ao longo do artigo, as variações do ciclo menstrual são comuns, tendo relação com a questão hormonal. No caso do fluxo que vem antes da hora, não existe correlação com a gravidez. Porém, para saber se está esperando um bebê, é preciso realizar uma consulta médica ou fazer um teste de farmácia.

Caso queira uma informação mais imediata, confira agora o artigo Com Quantos Dias Aparecem os Sintomas de Gravidez?

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo