ArtigosGravidez

Minha Menstruação Veio Só Um Dia e Parou, Estou Grávida?

Um medo comum, mas que não tem fundamento, na maior parte dos casos. Afinal, um fluxo reduzido está muito mais associado a alterações hormonais

Muitas mulheres já se fizeram a seguinte pergunta: “minha menstruação veio só um dia e parou, o que isso significa? Estou grávida?” Por conta da falta de informação e do assunto ser considerado tabu em alguns casos, é comum as pessoas sentirem-se perdidas sobre ele.

Então, ao longo do texto, vamos trazer dados úteis para você esclarecer  suas principais dúvidas. Boa leitura!

Minha menstruação veio só um dia e parou: o que ocorreu?

Em geral, a menstruação dura entre 3 e 8 dias, tendo um fluxo fraco, médio ou intenso. Sendo assim, quando ela chega e acaba de forma muito rápida, o sinal de alerta aparece na cabeça das mulheres.

No caso do fluxo que dura apenas um dia, a ansiedade torna-se ainda maior. Afinal, existe o mito de que isso é sinal de gravidez. Contudo, apesar de existir essa possibilidade, ela é muito baixa e será explicada mais à frente.

O que ocorre na maioria dos casos é uma alteração hormonal, que interfere na duração e na quantidade do sangue.

Os hormônios e a menstruação

O ciclo menstrual é afetado, basicamente, pelas taxas de estrógeno e progesterona. Quando esta última cai, a camada do endométrio começa a se desfazer, ocasionando o sangramento mensal.

Entretanto, em algumas mulheres, essa diminuição hormonal ocorre aos poucos. Consequentemente, pode ser que você tenha um escape de apenas um dia e, pouco demais, o fluxo venha normalmente.

Minha menstruação veio só um dia e parou: posso estar grávida?

Esta é uma das principais preocupações das mulheres quando falamos em menstruação de apenas um dia. No entanto, como citamos anteriormente, as probabilidades de algo assim ocorrer são baixas.

O que ocorre é que muita gente confunde esse fluxo curto com o sangramento de nidação.

Sangramento de nidação

Esta situação ocorre quando há pingos de sangue muito sutis na calcinha e pode indicar a fixação do embrião na parede do útero. Contudo, a nidação ocorre para apenas 20% das mulheres e, na maior parte dos casos, nem é notada.

O motivo é que o sangue, quando aparece, é muito discreto, apenas umas gotas. Ou seja, não se forma nenhum tipo de fluxo, seja ele intenso ou fraco.

Portanto, só o fato da mulher achar que menstruou, mesmo que o tempo tenha sido mais curto, já é um forte indicativo de que não se trata da nidação.

Como descobrir por que minha menstruação veio só um dia e parou?

Apesar de tudo o que explicamos ao longo do texto, apenas um médico pode lhe dar informações aprofundadas. Dessa maneira, se a sua menstruação estiver durando apenas um dia, não exite em marcar uma consulta com um ginecologista.

O profissional irá realizar exames clínicos e analisar taxas hormonais para verificar se tudo está certo. Caso identifique alguma alteração, já indicará o que você deve fazer para resolver o problema.

Bem, esperamos que este artigo tenha ajuda a esclarecer suas principais dúvidas. Afinal, agora você já sabe que os hormônios são os grandes responsáveis pelo sangramento curto. Além disso, as chances desse evento estar relacionado com uma gravidez são extremamente baixas.

Conhece alguém que vai se interessar por este artigo? Compartilhe com ela nas redes sociais!

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo