ExameMenino ou MeninaTestes

Sexagem Fetal – Quanto Custa e Para Que Serve?

Conheça em detalhes este exame tão procurado pelas mulheres grávidas

Quer descobrir o sexo do bebê que está esperando? Bem, você não é a única, afinal esse é um desejo comum à maioria das mamães. E quase todas recorrem ao ultrassom para acabar com esse mistério. Porém, existe uma outra forma de resolver o problema: a sexagem fetal.

Caso você nunca tenha ouvido falar nesse termo ou ainda não saiba direito ao que ele se refere, confira este artigo. Ao longo do texto, vamos esclarecer todas as suas principais dúvidas relacionadas ao assunto. Venha com a gente!

O que é sexagem fetal?

A sexagem é um exame que serve para determinar o sexo do bebê, indicando se é uma menina ou um menino. Ele pode ser realizado depois de apenas poucas semanas de gestação, em geral a partir da 8ª ou 10ª. Fora isso, tem alta taxa de precisão, ficando acima dos 80%.

Como é feita a sexagem fetal?

Existem duas formas de realizar a sexagem fetal: por meio do exame de sangue ou de um exame de urina. Dependendo do tipo escolhido, os procedimentos e os pré-requisitos variam.

Exame de sangue

Quem opta por fazer o teste sanguíneo não precisa realizar nenhum preparo prévio, nem mesmo realizar jejum. Basta ir a um laboratório e recolher uma amostra de sangue simples.

O exame vai analisar os cromossomos do bebê, buscando a presença do cromossomo Y, responsável pelo sexo masculino. Caso ele não apareça, significa que a criança será menina. Isso só é possível porque desde o início da gestação existem células do feto na corrente sanguínea da mãe.

O resultado demora de cinco a dez dias para sair e qualquer mulher pode realizar o teste. O único pré-requisito é ter, no mínimo, oito semanas de gestação. Antes disso, o exame torna-se impreciso. Feito no tempo certo, no entanto, a taxa de acerto é de 96%.

Além do mais, o teste é totalmente seguro para o feto, pois não impacta o ambiente intrauterino.

Exame de urina

Esta sexagem fetal é um teste de farmácia chamado IntelliGender Menino ou Menina. Ele é para ser realizada em casa e de forma bem simples. Você apenas precisa coletar a primeira urina da manhã e seguir as instruções do kit do produto.

O teste usa reagente químicos para alterar a cor do xixi dependendo do sexo da criança. Assim, se o bebê for menina, o líquido vai atingir uma tonalidade laranja; se for menino, ficará verde.

De forma geral, este procedimento atinge uma taxa de precisão em torno de 82% e pode ser realizado a partir da 10ª semana gestacional.

Quanto custa cada um dos exames?

Agora que você já conhece os principais aspectos da sexagem fetal, vamos ao preços.

O teste que utiliza o exame de sangue tem um valor médio de R$ 500, podendo variar a depender do laboratório. Já o kit feito vendido em farmácias, o preço fica na faixa dos R$ 300.

A sexagem fetal, como apresentamos, é um exame realizado com o objetivo de descobrir o sexo do bebê. E o mais interessante é que ele pode ser feito ainda no início da gestação. Ou seja, é ideal para as mamães mais ansiosas que não querem esperar até o quarto mês para realizar o ultrassom.

Apesar da vantagem, a sexagem possui um custo mais elevado do que o teste tradicional por imagem. Sendo assim, não é todo mundo que consegue arcar com o valor.

Caso tenha gostado do artigo de hoje, confira também nosso post Produtos para Gestantes de Primeira Viagem. Até mais!

Comentários:
Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo