CalendáriosTabelas

Tabela de Gravidez – Alimentação Para Cada Fase

O período da gestação envolve grandes mudanças e é necessário ter atenção redobrada com a saúde. Uma forma de fazer isso é aumentando os cuidados com a alimentação. Mas você sabe quais os alimentos importantes em cada fase da tabela de gravidez? Para ajudar nesse questionamento criamos o post de hoje.

Continue com a leitura e descubra como ter uma gravidez mais equilibrada. Mesmo assim, não se esqueça do acompanhamento médico com o ginecologista e nutricionista.

A tabela de gravidez

Tabela de gravidez é uma espécie de calendário da sua gestação. Ela mostra em semanas e meses o desenvolvimento do bebê. Sendo assim, é algo essencial para você memorizar.

TABELA DE GRAVIDEZ ONLINE

Primeiro trimestre

1 a 4 semanas de gestação: 1 mês (período da fecundação);
5 a 8 semanas de gestação: 2 meses;
9 a 12 semanas de gestação: 3 meses.

Segundo trimestre

13 a 16 semanas de gestação: 4 meses;
17 a 20 semanas de gestação: 5 meses;
21 a 24 semanas de gestação: 6 meses.

Terceiro trimestre

25 a 28 semanas de gestação: 7 meses;
29 a 32 semanas de gestação: 8 meses;
33 a 36 semanas de gestação: 9 meses;
37 a 40 semanas de gestação: 10 meses (período do parto).

Alimentação na gestação

É importante ter uma alimentação balanceada durante gestação. Assim, você consegue suprir a quantidade de todos os nutrientes e vitaminas necessários ao seu corpo e do bebê.

A seguir estão algumas dicas gerais de ingredientes para consumir de acordo com cada etapa da tabela de gravidez.

Primeiro trimestre

É importante consumir ferro e ácido fólico. Ambos previnem malformações do feto e também anemia e problemas cardíacos na mãe.

Alimentos: feijão, lentilha, espinafre, ovos, beterraba, brócolis, frutas cítricas, alface, couve.

Segundo trimestre

Dê ênfase às vitaminas C e B6, além de consumir ingredientes com magnésio. Tudo isso ajuda na formação dos vasos sanguíneos e no crescimento dos tecidos do bebê. Também são importantes para fortalecer o sistema imunológico da mãe e prevenir a depressão pós-parto.

Alimentos: trigo, milho, peixes, leite e derivados, frutos do mar, soja, cacau, kiwi, laranja, acerola, brócolis, tomate.

Terceiro trimestre

Nesse período da tabela de gravidez é essencial investir no consumo de cálcio e vitamina D. Isso ajuda a completar a formação óssea do bebê, além de ser necessário à saúde da mãe que já está com baixas reservas desses nutrientes. Ambos também são importantes para a produção de leite após o parto.

Alimentos: tofu, gema de ovo, cereais, manteiga, leite e derivados.

O que evitar durante a gravidez

Além de se preocupar com o que consumir durante a gravidez, é necessário ter atenção com os alimentos que devem ser evitados. Em geral, isso inclui alimentos crus, já que eles podem vir contaminados com salmonela.

Também é importante lavar bem todas as frutas e verduras, algo que evita o contágio por toxoplasmose.

Produtos lácteos não pasteurizados e queijos maduros — brie, camembert, cottage, etc. — também devem ser evitados, pois podem conter a bactéria Listeria.

Como é possível perceber, a alimentação influencia diretamente na saúde do bebê e de você que vai ser mãe. Sendo assim, siga as nossas dicas nutricionais e sempre mantenha contato com seu médico.

Se estiver curiosa para saber o sexo do seu bebê faça o download da tabela chinesa aqui embaixo. Este é um método centenário que ajuda você a conhecer mais detalhes desse novo ser que está chegando ao mundo.

Aviso

 

Comentários:
Tabela de Gravidez – Alimentação Para Cada Fase
5 (100%) 5 voto[s]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo