CalendáriosTabelas

Tabela Gestacional – Como o Seu Bebê se Desenvolve

Qual a sensação de ter um pequeno ser humano sendo gerado dentro do seu corpo? Esse momento de celebração envolve uma série de modificações biológicas e a principal delas é o crescimento do bebê. No post de hoje, vamos explicar melhor como isso ocorre acompanhando a tabela gestacional.

Então, vem com a gente acompanhar o processo do nascimento de uma vida.

Tabela gestacional: do embrião ao nascimento

A tabela gestacional mostra o tempo da gravidez, sendo uma maneira de acompanhar a idade do bebê e estimar a data do parto. Em geral, este período demora 280 dias ou 40 semanas para ocorrer. Isso corresponde a quase dez meses e pode ser dividido em primeiro, segundo e terceiro trimestre.

Tabela gestacional

Primeiro trimestre

Esse é o início da gestação, quando o bebê está com uma até 12 semanas de vida. No primeiro mês ocorre a fecundação e é formado o embrião. Ele ainda é muito pequeno — mede entre 0.4 cm e 0.5 cm — e não tem nenhum órgão formado.

No mês seguinte, as partes do corpo começam a aparecer. O coração inicia os batimentos e surgem os sistemas nervoso, respiratório, circulatório e o aparelho digestivo. Nesse momento, o embrião mede até 4 cm.

O terceiro mês é quando o bebê pode ser chamado de feto e ele mede até 14 cm. Quando termina esse período quase todos os órgãos internos já estão formados e começa a se desenvolver o esqueleto e os dedos das mãos e pés.

Segundo trimestre

Dentro da tabela gestacional, esse trimestre vai da 13ª até a 24ª semana. Esses são os meses de desenvolvimento pleno e o feto já consegue reagir a estímulos externos. No quarto mês, ele mede 16 cm, consegue engolir e perceber alterações de luz.

No quinto mês surgem os cabelos pelo corpo e começa a formação dos órgãos genitais. As expressões faciais já podem ser vistas, assim como a ação de chupar o dedo. Aqui o feto tem 25 cm.

No último mês do trimestre aparecem os primeiros indícios de impressões digitais e, com 32 cm, o bebê consegue perceber a voz da mãe.

Terceiro trimestre

Aqui estão os últimos meses da tabela gestacional. Ele vai da 25ª semana até a 40ª. Em geral, o bebê pode nascer a partir da 37ª ou estender um pouco a data para a 42ª semana.

Nesse trimestre tudo no feto já está formado e ganhando força até a hora do nascimento. No sétimo mês, o bebê boceja, dorme, se movimenta e está medindo até 40 cm.

O oitavo mês é o momento de o bebê ganhar uma camada de gordura na pele. Isso vai ajudá-lo a manter a temperatura do corpo estável quando sair da barriga da mãe. Aqui, ele começa a ficar de cabeça para baixo se preparando para nascer. O seu tamanho é de até 45 cm.

No nono mês, o bebê já consegue controlar a respiração e está pronto para o nascimento.  Essa é a fase da grande expectativa e dos preparativos finais do enxoval e dos procedimentos hospitalares para receber o novo integrante da família.

Viu como o processo de desenvolvimento é algo minucioso? Cada etapa é cronometrada e tem seu próprio ritmo dentro da tabela gestacional.

Se além do momento do parto, você também quiser descobrir o sexo do bebê faça o download do que chamamos de tabela chinesa aqui embaixo. Assim, você já consegue organizar todo seu enxoval.

Aviso

 

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo