Calendários

Calendário Lunar 2019 – Saiba Como Funciona

O objetivo do calendário lunar é dividir a passagem de tempo facilitando vários aspectos da vida cotidiana como datas importantes, realização de eventos, mudanças de estação, compromissos profissionais, plantio, pesca, enfim, a organização social e agrônoma depende dos calendários.

É também através do calendário lunar que se faz os cálculos para chegar na sua idade lunar e e usar a tabela chinesa.

Não por acaso, ao longo da história da humanidade as mais variadas civilizações utilizaram diferentes tipos de calendário. Eles foram essenciais para demarcar períodos de colheita, celebrações religiosas e inúmeros acontecimentos diários.

As maneiras de dividir o tempo também são diversas. Nesse aspecto, o calendário lunar é apenas uma delas.

De acordo com o próprio nome, o Calendário Lunar é baseado nas mudanças de fases que a lua sofre ao realizar o seu movimento ao redor da órbita do planeta. É possível dizer que o Calendário Lunar é um dos métodos mais antigos para a divisão do tempo.

Hoje em dia, um exemplo de Calendário Lunar é o islâmico. Ele conta com os anos divididos em 12 meses e semanas divididas em sete dias, porém, seguindo as fases da lua.

calendário lunar 2019

Como utilizar um Calendário Lunar

Os meses em um calendário desse tipo começam com a lua nova, que é aquela fase em que a lua fica localizada entre a Terra e o sol.

Vale salientar ainda que os meses lunares (também chamadas de lunações), possuem de 29 a 30 dias, de forma alternada. Já o ano lunar conta com 354 dias. No decorrer do ano são contadas ao todo 12 lunações.

Por não ser uma estrela, como no caso do sol, a lua não apresenta brilho próprio. Por isso, o que vemos é a sua face iluminada pelo sol. A sua mudança de fase em tempos iguais permite uma contagem precisa dos dias.

Os movimentos da lua são a rotação (ao redor de si mesma), revolução (ao redor do nosso planeta) e translação (ao redor da Terra, junto com o sol). É por isso que podemos enxergar ela em diferentes fases.

A lua possui 4 fases e cada uma dessas fases tem a duração de 7 a 8 dias. Na fase da lua nova ela não pode ser vista devido a sua posição entre nosso planeta e o sol. Na fase conhecida como quarto crescente podemos ver a lua como um semicírculo.

A fase conhecida como lua cheia, a Terra está entre o sol e a lua, possibilitando que o nosso satélite natural seja visualizado em sua totalidade. Já a sua última fase (o quarto minguante) mostra a lua em um formato de semicírculo.

A importância prática do Calendário Lunar

Pesquisadores afirmam que desde os tempos da Mesopotâmia, antes de Cristo, o Calendário Lunar demonstra a sua importância.

Ao longo dos séculos vários conhecimentos foram acumulados em relação à lua, as suas mudanças de fase e a influência na Terra. Sendo assim, desde o movimento das marés, passando pela agricultura e o ciclo menstrual são influenciados.

Conclusão

A medida da passagem é fundamental para a organização e o desenvolvimento de várias atividades humanas. Nesse processo a lua, devido a sua proximidade, atua como um importante instrumento para o nosso calendário.  

Comentários:
Calendário Lunar 2019 – Saiba Como Funciona
5 (100%) 2 voto[s]

2 Comentários

Botão Voltar ao topo