ArtigosDicas

Certidão de Nascimento de Inteiro Teor – Como Fazer?

A certidão de nascimento de inteiro teor é o documento mais importante da existência da pessoa humana na sociedade, visto que consta as principais informações civis do indivíduo, como nome completo, data de nascimento, filiações e local de nascimento.

Além disso, somente com a certidão de nascimento é possível fazer a solicitação de documentos básicos e usufruir de serviços sociais, assim como programas do Governo.

Porém, além da importância da certidão de nascimento simples, vale a pena falar também da importância da certidão de nascimento de inteiro teor desde o momento do nascimento do indivíduo, não somente quando necessário para processos civis na vida adulta.

Vamos falar mais sobre isso nesse artigo.

O que é a certidão de nascimento de inteiro teor?

A certidão de nascimento de inteiro teor é aquela que consta todos os elementos presentes no livro de registro de nascimento do indivíduo. Nesse documento é feita a reprodução integral escrita, pelas mesmas letras, das informações contidas no livro de registros.

Enquanto na certidão de nascimento simples consta apenas as informações essenciais do registro de nascimento da criança, na certidão de inteiro teor é possível registrar e encontrar dados detalhados do nascimento da criança.

Nesta certidão é possível encontrar dados detalhados sobre os pais da criança, status de paternidade, naturalidade dos pais, status civil dos pais, local de nascimento da criança, data de nascimento, etc.

Quem pode solicitar a certidão?

O solicitante não possui a liberdade de ver por si só os registros guardados sob a tutela do tabelião. É preciso fazer a solicitação ao oficial ou funcionário autorizado para fazer a consulta dos dados contidos naquele documento.

Após isso são feitas as transcrições dos dados para a certidão de nascimento de inteiro teor e repassada ao requerente.

Os pais da criança podem requerer a certidão de nascimento, ou o próprio indivíduo quando já adulto. Geralmente é preciso preencher um formulário de requerimento e fazer a assinatura com abertura de firma.

O processo é bem simples e só é necessária a autorização do juiz em casos de adoção, por exemplo. Pois, em outros casos, somente o titular do documento poderá acessar essa informação.

Por que fazer uma certidão para o seu bebê?

Esse documento é muito mais importante para bebês que são filhos estrangeiros ou nasceram fora do país e foram registrados aqui.

Isso porque esse documento é requisitado obrigatoriamente em processos de pedido de dupla cidadania, além de mostrar informações detalhadas e precisas sobre o local e data de nascimento da criança e dados dos pais do bebê, como nome completo, nacionalidade, etc.

Além disso, esta certidão de nascimento é importante pois deixa registrado informações do momento do registro do bebê, como quem fez a solicitação da certidão de nascimento, situação dos pais no momento do registro, dentre outros.

Como fazer a solicitação da certidão de nascimento de inteiro teor?

A solicitação da certidão de nascimento inteiro teor pode ser feita online ou no mesmo cartório onde foi efetuado o registro de nascimento da criança, comparecendo ao local.

O processo pela internet é bem simples e funciona de forma idêntica ao feito em uma unidade física, tendo a vantagem de não ser necessário sair de casa para fazer o processo.

Lembrando que o prazo legal, em casos gerais, para os pais registrarem seus filhos é de até 15 dias após o nascimento. Após isso, o indivíduo pode solicitar sua certidão de nascimento como titular em qualquer idade.

 

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo