ArtigosDicas

Certidão de Nascimento – Qual a Importância Para o Seu Bebê?

A certidão de nascimento é o primeiro passo de cidadania do indivíduo na sociedade. É através da certidão de nascimento online que é possível saber o nome, seu local e data de nascimento, nome dos pais e avós, etc.

É um documento essencial que comprova o registro civil e sem a certidão de nascimento o indivíduo não pode obter a documentação básica como RG e CPF.

Devido sua importância, hoje é possível fazer o documento de forma rápida e simples, até mesmo obter uma certidão de nascimento online, em alguns casos.

Saiba mais sobre o assunto neste artigo!

A importância da Certidão de Nascimento

Somente com a certidão de nascimento é possível comprovar oficialmente a existência do indivíduo para a sociedade. Além disso, possuir uma certidão de nascimento é um direito básico do ser humano, previsto na constituição, e que pode ser feito gratuitamente na 1º via (Lei Federal 9.534/1997).

A certidão de nascimento é o que dá acesso também, a qualquer pessoa, a serviços sociais, ficando impossibilitados de participar de atividades sociais normais e ter documentos civis como:

  • Carteira de trabalho;
  • Carteira de identidade;
  • Título de eleitor;
  • Cadastro de pessoa física (CPF).

Além disso, sem a certidão de nascimento você fica impossibilitado de:

  • Fazer o alistamento militar;
  • Abrir conta em banco;
  • Obter crédito;
  • Comprar bens e imóveis com escritura.

Até para se matricular em uma escola, tirar certificado, participar de um curso técnico ou se inscrever na faculdade é necessário ter em mãos a certidão de nascimento.

Tirar sua certidão de nascimento é um processo fácil, rápido e totalmente gratuito. A recomendação é que os bebês já saiam na maternidade com os seus nomes e sobrenomes registrados.

O prazo legal para que a certidão de nascimento seja feita é de até 15 dias após o nascimento da criança. Porém, ainda assim é possível solicitar o documento em qualquer idade.

Certidão de nascimento atualizada – Quando é necessária?

Para retirar segunda via do RG ou para casar no civil, por exemplo, é importante apresentar a certidão de nascimento atualizada.

Isso porque a certidão de nascimento atualizada apresentará as informações mais recentes sobre você: se fez alguma mudança de nome, o status civil atual, dentre outras informações.

Para ter sua certidão de nascimento atualizada, é preciso tirar uma segunda via da certidão com as informações recentes sobre o indivíduo.

O processo é bem simples e é possível até retirar a segunda via da certidão de nascimento online.

O processo online se mostra bem mais vantajoso por permitir ao requerente a chance de não precisar se deslocar até o município de nascimento para fazer a segunda via da certidão ou ter que conseguir um tempo na agenda para esperar em filas no cartório.

Atualmente, é possível receber sua certidão de nascimento online em até 3 dias úteis, mediante a solicitação e pagamento da taxa.

A emissão da certidão de nascimento atualizada pode ser solicitada em qualquer lugar do Brasil, não sendo necessário ir ao cartório no qual a primeira via do documento foi expedida.

A certidão de nascimento atualizada pode ser necessária nas seguintes situações:

  • Casamento;
  • Solicitação do RG e entrada em outros documentos;
  • Financiamento;
  • Outros casos específicos.

Lembrando que na maioria dos casos a atualização da certidão de nascimento precisa ter sido emitida dentro de um prazo de até 3 meses antes do processo de requerimento de um documento ou casamento.

Esteja atento e tenha sua certidão de nascimento atualizada

Caso tenha tido alguma alteração no status civil, mudança de nome ou mudança no regime de bens, é importante atualizar a certidão de nascimento.

O processo é bem simples e você pode solicitar sua certidão de nascimento online, como mencionado anteriormente.

A segunda via da certidão de nascimento também pode ser solicitada em caso de roubo, perda ou extravio.

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo