ArtigosBebê

Óleo de Copaíba Para Tosse em Bebê Funciona?

Mesmo sendo um produto natural, é preciso ter cuidado antes de oferecê-los ao pequeno

Você já deve ter ouvido que óleo de copaíba para tosse em bebê é um bom tratamento natural. Porém, será que isso é verdade? Existem riscos em oferecer esse produto para uma criança?

Bem, ao longo do texto, vamos esclarecer essas e várias outras dúvidas relacionadas ao tema. Então, siga com a leitura e veja como melhorar a saúde do seu filho.

Óleo de copaíba para tosse em bebê: conceitos gerais

O óleo de copaíba é extraído da árvore de mesmo nome, uma planta comumente encontrada na América Latina e na África Ocidental.

A copaíba chega a viver 400 anos e atinge até 40 metros de altura. Por toda a sua extensão, possui alguns canais secretores, que é por onde é retirado o óleo essencial. Este vem sendo utilizado no Brasil desde a época da chegada dos portugueses.

Hoje, vários estudos científicos já mostraram que o produto tem diversos benefícios para o organismo. Ele é cicatrizante, antisséptico, antifúngico etc. Contudo, no que se refere, especificamente à tosse, não existe eficácia comprovada. Muito menos deve ser aplicada em bebês.

Óleo de copaíba para tosse em bebê: riscos e efetividade

Uma análise publicada pela Colaboração Cochrane mostrou que ainda não existe evidência científica de algo que combata a tosse de forma efetiva. A Colaboração Cochrane é uma organização britânica sem fins lucrativos, especializada na revisão de estudos da área médica.

Assim, os diversos remédios vendidos em farmácia e os produtos naturais, como o óleo de copaíba, não devem ser usados com tal finalidade. E, no que se refere aos bebês, o cuidado deve ser redobrado.

Afinal, os pequenos ainda não possuem o sistema imunológico completamente formado. Dessa maneira, os riscos de alergias e intoxicações devido ao uso do óleo essencial ou de remédios é extremamente alto.

Na verdade, o que os pais devem fazer é apenas esperar as crises de tosse passarem. Isso porque, na maior parte dos casos, elas são decorrentes de resfriados simples, que se curam depois de sete dias.

O que oferecer para melhorar crises de tosse em bebês?

Bem, você já sabe que não existe remédio, natural ou produzido em laboratório, que alivie a tosse em bebês. Porém, sabemos que os pais ficam desolados vendo seus filhos chorando e doentes e é quase impossível não fazer nada.

Dessa maneira, as ações que você pode tomar são bem simples. A primeira é manter o pequeno bem hidratado. Para isso, ofereça água ou suco regularmente e, caso ele tenha menos de seis meses, apenas aumente o número de amamentações.

Também é importante pingar duas gotas de soro fisiológico nas narinas da criança. Isso fará com que a mucosa fique hidratada, e os cílios nela presentes consigam expelir partículas nocivas mais facilmente. Desse modo, a tosse ocorre com menor frequência.

Quando procurar um médico?

Como explicamos, a tosse em bebê tende a se curar naturalmente. No entanto, em alguns casos, os pais precisam procurar atendimento médico. Então, fique atento aos seguintes sinais:

  • dificuldade para respirar mesmo nos momentos sem tosse;
  • febra alta e que não baixa;
  • pele azulada ao redor da boca.

De posse de todas as informações que apresentamos, fica claro que o óleo de copaíba para tosse em bebê não funciona e não é recomendado. Portanto, nada de querer utilizá-lo em seu filho, pois isso pode acabar piorando a situação do mesmo.

E você, sabia das informações que trouxemos? Comente aqui embaixo!

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo