ExameGravidezTestes

Quantos Dias Após a Relação Posso Saber se Estou Grávida?

Será que fazer um teste no dia seguinte ao acontecimento já oferece resultado seguro? Preciso esperar até o atraso da menstruação? Aqui explicamos tudo

Uma dúvida comum a muitas mulheres é: “quantos dias após a relação posso saber se estou grávida”? De fato, se você já fez sexo sem proteção, deve ter se questionado sobre qual o melhor momento para realizar um teste de gravidez ou quais sintomas indicam que um bebê está sendo gerado.

Hoje, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre esse assunto. Afinal de contas, sabemos que nem sempre é fácil encontrar informações simples e objetivas. Boa leitura!

Afinal de contas, quantos dias após a relação posso saber se estou grávida?

Para analisar a possibilidade de uma gravidez, é necessário entender o ciclo menstrual, que dura de 28 a 30 dias, em média.

Ao longo desse período, toda mulher tem dias férteis, em que há maior probabilidade de ocorrer fecundação, pois o óvulo está para ser liberado. O momento exato da ovulação, no entanto, ocorre em um único dia, o que significa que o bebê só pode ser gerado dentro de um limite de 24 horas.

A questão é que é difícil afirmar com precisão quando é o dia em que a mulher está ovulando. Ainda mais naquelas com o ciclo irregular. Fora isso, o espermatozoide pode permanecer vivo na vagina por até sete dias.

Ou seja, você pode ter tido relação antes do período tido como fértil e mesmo assim engravidar.

O momento da fecundação

Diante do que explicamos acima, fica claro que não dá para saber se você está grávida no dia seguinte a uma relação desprotegida, por exemplo.

Na verdade, os médicos afirmam que o ideal é esperar, no mínimo, três semanas depois do sexo ou um dia de atraso na menstruação, o que ocorrer primeiro. Esse é o tempo necessário para que se dê todo o processo de fecundação, o qual pode ser explicado da seguinte maneira:

  • junção do óvulo com o espermatozoide, formando o zigoto;
  • migração do zigoto das trompas para o útero, processo que demora de seis a 12 dias;
  • transformação do zigoto em embrião e aumento na produção do hormônio HCG para formar a placenta.

Os testes

Os testes para identificar uma possível gravidez medem os níveis de HCG no organismo feminino. Dessa forma, você precisa esperar que ocorra todo o processo descrito anteriormente para saber se está ou não a espera de um bebê.

E as formas seguras para obter essa resposta são duas: o exame de sangue e o popular teste de farmácia.

Os sintomas

Além da realização dos testes, vale a pena ficar de olho em alguns sintomas que indicam uma possível gravidez. Os principais são:

  • enjoo matinal;
  • sensação recorrente de cansaço;
  • maior sensibilidade nos seios;
  • maior vontade de fazer xixi;
  • atraso na menstruação.

Conclusão sobre quantos dias após a relação posso saber se estou grávida…

Com o que explicamos, é fácil perceber que não dá para saber se você está grávida logo depois de uma relação desprotegida. Afinal, existe todo um processo biológico para a fecundação efetiva e a posterior análise hormonal.

Portanto, tenha um pouco de paciência e aguarde o tempo indicado no texto para realizar o teste e conferir os níveis de HCG no seu organismo.

Gostou do artigo? Compartilhe-o nas redes sociais!

Comentários:
Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo