ArtigosGravidez

Qual a Probabilidade de Ter Gêmeos?

A probabilidade de ter gêmeos é mínima, já que as gestações múltiplas representam apenas 2% das gestações naturais que ocorrem no mundo. Para famílias que têm histórico de gêmeos, as chances são maiores ainda.

Sobre a probabilidade de ter gêmeos

A genética pode contribuir para as futuras mamães que querem ter gêmeos, mas a probabilidade de ter gêmeos para mulheres acima de 35 anos é mais elevada.

De acordo com o instituto holandês Gynaecology Obstetrics and Reproductive Medicine, mulheres que fazem a fertilização in vitro conseguem ter uma gestação gemelar.

Conforme afirma a Sociedade Espanhola da Fertilidade em todo o mundo, a probabilidade de uma mulher ter gêmeos é de 1,1% para conceber gêmeos falsos, e cerca de 0,4% para ter gêmeos verdadeiros, aqueles que vêm do mesmo óvulo.

Essas gestações equivalem a uma entre 250 gestações, as gestações múltiplas são bem difíceis de acontecer de modo natural.

Diferença entre gêmeos falsos e verdadeiros?

No mundo dos gêmeos, existe os verdadeiros e os falsos, a diferença está com relação aos óvulos, veja maiores detalhes a seguir.

1- Gêmeos verdadeiros
Ocorre quando o espermatozoide se divide em dois, e com isso, é gerado dois embriões diferentes. Este tipo de gêmeos também são conhecidos como univitelinos e monozigóticos.

2- Gêmeos falsos
São gerados com dois óvulos diferentes no meio da fecundação. Estes recebem o nome de dizigóticos ou bivitelinos.

Alguns fármacos também podem fazer com que a mulher tenha gêmeos, nessa situação, a probabilidade chega a 35%. Os gêmeos verdadeiros são provenientes de um “acidente biológico”.

Com relação aos trigêmeos, a probabilidade cai mais ainda, em todo o mundo, apenas 0,012% das mulheres conseguem engravidar de três bebês ao mesmo tempo.

O que pode contribuir para uma mulher ter gêmeos?

Segundo pesquisas científicas relacionadas à fertilização, alguns fatores podem auxiliar mulheres que querem ser mães de gêmeos, veja abaixo quais são esses fatores.

1- A idade da mãe das crianças
Mulheres que já passaram dos 35 anos podem ter mais chances de conseguir ter uma gravidez múltipla, esse fenômeno ocorre devido a um incremento na estimulação ovárica.

2- Grupo étnico
As mulheres negras possuem mais chances de terem gêmeos, do que as caucasianas, já as latinas e as asiáticas possuem menor chance de engravidar de gêmeos.

3- Herança Genética
Esse é um dos fatores mais importantes, pois esse representa cerca de 17% das chances de ter essa gravidez.

As mães podem herdar esse tipo de fenômeno tanto da parte do pai, como da parte da mãe.

Deseja saber mais sobre a probabilidade de ter gêmeos?

No blog Tabela Chinesa, fornecemos diversas dicas para mulheres que pretendem acertar cada vez mais na sua probabilidade. Experimente nossas tabelas, tentantes, e calculadoras.

Uma delas certamente irá lhe servir de alguma maneira. Não se esqueça que, a probabilidade não dá 100% de certeza, apenas é um estudo matemático estatístico, onde algumas podem conseguir e outras não.

Além da probabilidade, existem métodos milenares que podem te ajudar a conquistar a sonhada gestação múltipla, não deixe de acompanhar nosso blog para aprender mais sobre esses métodos.

 

Comentários:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo